Phibro Saúde Animal lança linha de vacinas autógenas no Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

A Phibro Saúde Animal, empresa global de saúde e nutrição animal, lançou PhiShield, sua linha de vacinas autógenas no Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, que aconteceu em Chapecó (SC). Esse tipo de imunizante é customizado de acordo com os problemas específicos que afetam o plantel e preocupam o produtor em sua granja.

“Estamos investindo em soluções para potencializar a produção animal no Brasil. No começo do ano, inauguramos uma fábrica de alta tecnologia em Guarulhos (SP), onde agora serão desenvolvidas nossas vacinas autógenas. Esse movimento reforça nosso compromisso de avançar na oferta de soluções seguras e eficazes para os desafios únicos da produção de suínos”, explica Maurício Graziani, country manager da empresa no Brasil.

Vacinas autógenas são personalizadas e utilizam antígenos derivados do próprio plantel para estimular uma resposta imunológica específica contra determinada doença. Na prática, o patógeno isolado de um animal portador em uma granja formará a composição para as vacinas que serão aplicadas em todo o plantel. Isso significa maior homologia, já que o patógeno combatido será o mesmo que está se disseminando no local.

“O desenvolvimento de vacinas autógenas consolidadas na linha PhiShield, revela a nossa preocupação em investir na prevenção de enfermidades emergentes, com foco no aumento da produtividade, segurança e eficiência da cadeia de produção da suinocultura. No fim do dia isso significará maior rentabilidade para os suinocultores”, comenta Evandro Sandrin, gerente da unidade de negócios de suínos do Brasil.

Para sua produção, a linha PhiShield conta com um laboratório de diagnóstico e fabricação de vacinas Bacterianas e Virais, além de uma equipe de pesquisa e desenvolvimento especializada. Todo projeto foi pensado de forma a trabalhar na detecção de patógenos importantes, causadores de grandes prejuízos à produção como o Vírus da Influenza Suína. Esse trabalho, salienta Sandrin, começa no campo com o diagnóstico e isolamento das principais cepas patogênicas que estão circulando no plantel.

“PhiShield representa um avanço significativo na área de saúde animal e é fabricada em ambiente regulado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Além disso, a produção de vacinas passa por rigoroso processo de controle de qualidade. Por sermos uma empresa que exporta para os Estados Unidos, este setor segue os padrões da Food and Drug Administration (FDA), a agência norte-americana que regula as indústrias de saúde”, comenta Graziani.

A eficácia das vacinas autógenas da Phibro Saúde Animal está diretamente relacionada a qualidade do adjuvante. “O adjuvante é uma substância adicionada a vacinas para potencializar a resposta do sistema imunológico, aumentando sua eficácia na proteção contra doenças. Diante de patógenos (customizados), a qualidade desse recurso torna-se fundamental. Temos o orgulho de contar com uma tecnologia própria para essa finalidade”, finaliza Sandrin.

Fonte: Fernanda Souza