PMGZ Comercial: equipe da ABCZ realiza nova classificação de fêmeas, avaliação e pesagem de bezerros na Agropecuária Passo do Lobo, em Mato Grosso

Um ano após ingressar no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ Comercial), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Agropecuária Passo do Lobo, em Nova Mutum (MT), já colhe resultados significativos, aprimorando a seleção do rebanho Nelore comercial (não registrado). Depois da primeira classificação de fêmeas, realizada em 2023, a equipe técnica da ABCZ retornou ao criatório para uma nova etapa de classificação de fêmeas prenhes da safra 2022, além de avaliação visual pelo método EPMU e pesagem de bezerros desmamados da atual safra. Participaram do trabalho os técnicos André Borges, Gabriel Pedrosa e Gustavo Wenzel, além do gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu.

“A função do PMGZ Comercial é disponibilizar informações confiáveis para o criador, com foco nas fêmeas do rebanho e nas suas produções. Tais informações compõem o currículo produtivo das matrizes em características reprodutivas e de produção, e os relatórios gerados se tornam fundamentais para as tomadas de decisão na fazenda. Nesta nova visita à Agropecuária Passo do Lobo, pudemos comprovar que o criatório já está usufruindo das informações geradas pelo programa, o que é muito gratificante”, destaca Ricardo Abreu.  

Com dados dos animais, a seleção do rebanho avança, melhorando a cada geração. “A Passo do Lobo tem uma equipe muito competente e criteriosa. Quando classificamos as matrizes no ano passado, eles mantiveram na fazenda apenas as classificadas como “A” e “B”, e descartaram as “C” e “D”. Com isso, a bezerrada de agora veio muito homogênea.  É um rebanho comercial muito importante, com seleção forte nas características reprodutivas, e que vai servir de referência para muitos rebanhos comerciais em nível nacional”, ressalta o técnico de campo da ABCZ, Gustavo Wenzel. 

“Visualmente, houve uma evolução muito forte no biotipo do rebanho. Os animais vêm tendo mais características de produtividade, evidenciadas em comprimento de costela e largura dorso-lombar, por exemplo. Também avançaram no padrão racial da raça. Sem dúvidas, a Passo do Lobo irá produzir animais cada vez melhores, com um trabalho de melhoramento genético muito bem-feito”, enaltece o técnico da ABCZ e gerente do escritório-técnico-regional de Cuiabá (MT), André Borges.

Fonte: ABCZ