Presidente da ABC presente na posse da nova diretoria da Esalq, em Piracicaba (SP) 

No dia 17 de janeiro, o presidente da Associação Brasileira de Criadores (ABC), engenheiro agrônomo Luiz Alberto Moreira Ferreira, esteve presente na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq), em Piracicaba (SP), onde acompanhou três atos realizados pela instituição, no Salão Nobre (Edifício Central). 

O primeiro ato foi a posse da nova diretoria. Durval Dourado Neto e João Roberto Spotti Lopes agora ocupam as vagas de diretor e vice-diretor, respectivamente. A posse foi dada pelo Reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan. 

A eleição da nova diretoria foi realizada no dia 6 de dezembro de 2018, através de votação online. O presidente eleito é docente do Departamento de Produção Vegetal (LPV) e foi indicado pelos representantes do Colégio Eleitoral da Esalq. A chapa cumpre o mandato de quatro anos (2019 a 2022). 

Na sequência, Luiz Alberto assistiu a solenidade de Transferência de Titularidade da Cátedra Luiz de Queiroz (Ciclo 2019), ocupada até então pelo ex-ministro e conselheiro da ABC, Roberto Rodrigues (Ciclo 2017/2018). O novo posto foi assumido por Marcos Sawaya Jank, engenheiro agrônomo e sócio emérito da ABC. 

Em seu mandato, Jank desenvolverá temática voltada para projetos e propostas de políticas e ações públicas e privadas que ampliem a inserção internacional competitiva e sustentável dos Sistemas Agropecuários Integrados brasileiros no mundo. 

A Cátedra é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades que promovam reflexões interdisciplinares, em nível regional, nacional e internacional, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade.

Após receber a homenagem pelo final do ciclo 2017/2018 como Titular da Cátedra, Roberto Rodrigues fez o lançamento oficial do livro sob sua organização “Agro é paz: análises e propostas para o Brasil alimentar o mundo”.

Fonte: News Prime/Thell de Castro