Previsão do tempo: clima colabora com o desenvolvimento das lavouras

Segundo a Climatempo, a segunda quinzena de dezembro deverá ser marcada por chuva mais frequente e em bons volumes.
A previsão do tempo divulgada pela Climatempo indica que a segunda-feira (11/12) será marcada por chuvas intermitentes sobre quase todas as localidades produtoras do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e, praticamente todo o Maranhão, Piauí, Tocantins, e Bahia, incluindo o Pará.
Com isso, os níveis de umidade do solo continuarão altos nessas localidades, permitindo condições ideais ao desenvolvimento das lavouras bem como condições ideais a proliferação de doenças, além de atrapalhar a plena realização dos tratos culturais.
Corredores de umidade
De acordo com a Climatempo, o tempo instável sobre a faixa norte do Brasil deverá se manter inalterado ao longo dos próximos dias. No final da semana é que as condições começarão a mudar, uma vez que os corredores de umidade voltarão também para a metade sul do Brasil.
No Sul e em grande parte dos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, a previsão do tempo indica que a segunda-feira será de tempo aberto, muito calor e sem previsões para chuvas generalizadas. Apenas há possibilidade de eventuais pancadas de chuva, muito localizadas. O tempo aberto e com temperatura elevada tem reduzido drasticamente os níveis de umidade do solo, prejudicando o pleno desenvolvimento das lavouras. “Há relatos de lavouras que apresentam sintomas de déficit hídrico. Porém, ainda é muito cedo para prescrever se já existe quebras/perdas nos potenciais produtivos”, diz a Climatempo.
Previsão do tempo para os próximos dias
Os mapas de previsão do tempo sinalizam que a partir dessa sexta-feira (15/12) e mais precisamente, ao longo do próximo final de semana, as chuvas irão retornar de forma generalizada e em bons volumes a todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Segundo a Climatempo, a segunda quinzena de dezembro deverá ser marcada por chuva mais frequente e em bons volumes sobre a metade sul do país, permitindo assim, que os níveis de umidade do solo se elevem e deste modo, garanta boas condições ao desenvolvimento das lavouras.
Porém, até o final da semana, a previsão do tempo indica que o clima permanecerá aberto e sem chuva generalizada. As condições são de pancadas de chuvas muito localizadas e de baixa intensidade o que mantém os níveis de umidade do solo baixo.
Fonte: Climatempo