Produção rural: como usar a tecnologia a seu favor

Não é de hoje que percebemos o quanto a tecnologia tem influenciado a produção rural. As plantações estão cada vez mais moderna, fora todo o controle dos fluxos de trabalho, gerenciamento de insumos e atividades no campo.

Já podemos relacionar um grande salto de produtividade nas áreas rurais com os avanços tecnológicos, com a aplicação de inúmeros equipamentos, dispositivos, sistemas e softwares que estão fazendo parte da produção agrícola.

Então, está na hora de deixarmos de lado aquela ideia de que as fazendas são arcaicas, as produções totalmente manuais e as tecnológicas envolvem, no máximo, o uso de tratores.

Ao contrário disso, é possível verificar um grande aprimoramento técnico no campo – muitas vezes, até maior do que nas cidades!

Hoje em dia, já é possível separar uma única semente de braquiarão, por exemplo, com a ajuda de um computador que seleciona o melhor grão. Incrível, não?

No artigo de hoje, acompanhe mais sobre a produção rural e saiba como usar a tecnologia a seu favor nos trabalhos do campo. Acompanhe a leitura!

Qual a importância da tecnologia para o campo?

Um dos grandes benefícios da presença da tecnologia na produção rural é a possibilidade de automatizar tarefas. Dessa forma, é possível diminuir a necessidade de mão de obra e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência das lavouras.

Hoje em dia, com todos esses avanços, já é possível produzir mais, sem aumentar a área plantada. Isso tem um impacto enorme no meio ambiente, sendo uma forma de preservar a natureza e garantir o fornecimento de produtos.

Inclusive, muitas produções rurais firmam parcerias com organizações sustentáveis, como empresas de reciclagem de papel e cartão, demonstrando o respeito ao meio ambiente. Tudo isso, sem prejudicar a produtividade!

Para termos uma ideia, o agronegócio foi um dos principais responsáveis pela manutenção da economia brasileira, mesmo em períodos de crise. A inovação tecnológica participa nesse processo, aumentando o rendimento dos trabalhos e com a diversidade de produtos.

Não podemos deixar de mencionar a grande qualidade das produções agrícolas.

Com a introdução da tecnologia no campo, as fazendas contam com tanques misturadores, pulverizadores, semeadores e sistemas automáticos, que asseguram a aplicação da quantidade correta de fertilizantes e defensivos agrícolas.

O resultado é nítido: alimentos mais naturais e de maior qualidade. Com isso, os brasileiros têm uma refeição com ótimos valores nutritivos e, além disso, a própria exportação dos produtos ganha ainda mais notoriedade.

Quais são as principais tecnologias inovadoras usadas no campo?

Algumas tendências do agronegócio estão se popularizando aos poucos e, com isso, sendo implementadas cada vez mais no campo e nas produções rurais.

A seguir, confira algumas dessas tecnologias:

1 – Agricultura de precisão

A agricultura de precisão foi a grande responsável pela introdução das novas tecnologias que contribuíram com o avanço das plantações.

Essa modalidade de agricultura é baseada na observação, monitoramento e gestão de todos os insumos necessários para oferecer qualidade aos produtos agrícolas.

Sendo assim, até o grão chegar à sua máquina de café com moeda, a agricultura de precisão irá envolver vários processos, que visam garantir o melhor desempenho das produções do campo.

Para a aplicação da agricultura de precisão, é essencial o uso das novas tecnologias. Afinal de contas, esses sistemas são os grandes responsáveis por aumentar a produção e levar até os resultados favoráveis.

A agricultura de precisão é considerada uma das inovações mais importantes no agronegócio. Afinal, com as informações sobre o solo e condições climáticas, é possível escolher a melhor cultura para a sua lavoura.

2 – Big Data

O Big Data refere-se ao grande volume de dados que são gerados pelos sistemas de gerenciamento e pelos equipamentos que estão interligados nos processos produtivos.

Embora essa tecnologia esteja presente já há vários anos, foi só em anos recentes que se percebeu o quão importante é transformar os dados em informações relevantes, aplicáveis ao seu negócio para gerar resultados positivos.

Por exemplo, o Big Data pode ser usado para analisar o desempenho do painel fotovoltaico 250w, para melhor eficiência do campo.

Na agricultura, o uso desses dados é uma forma de diminuir as incertezas do processo e melhorar a eficiência dos trabalhos.

3 – Drones

O uso de drones é uma verdadeira “mão na roda” para os agricultores. Essa ajuda vem do céu (literalmente), já que esses equipamentos nada mais são que pequenas aeronaves, acopladas com câmeras, que são capazes de captar informações sobre as plantações.

Dessa maneira, é possível ter um controle maior dos níveis de irrigação, presença de pragas, aplicação de fertilizantes, entre outros processos.

Os drones são capazes de sobrevoar a propriedade mais de uma vez ao longo do dia, através de um controle remoto. Muitas vezes, esses equipamentos são integrados a um software, em que o agricultor vê as imagens em tempo real.

Com isso, fica mais fácil tomar decisões e verificar se está tudo bem com a plantação. Tanto que a tecnologia é usada para verificar focos de incêndio com maior rapidez.

4 – Sensores remotos

A técnica de sensoriamento remoto nada mais é que a coleta e o tratamento de informações por meio de sensores, que podem ser aplicados aos drones, mas também em outras máquinas usadas no setor rural.

Normalmente, a intenção é controlar o crescimento das plantas e fazer a detecção de pragas.

Inclusive, os sensores podem ser instalados em um tubo de poliuretano para controlar a irrigação, oferecendo a quantidade correta de água para cada planta.

Os sensores costumam ser um pouco mais acessíveis que os dornes e, além disso, as condições climáticas não interferem no seu uso. Isso não acontece com as pequenas aeronaves, pois se a chuva estiver intensa, a recomendação é não colocá-las no ar.

5 – Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) refere-se à conexão de qualquer objeto automático a uma rede de internet. Dessa forma, é possível criar redes de máquinas inteligentes, que trabalham de maneira integrada e automática.

Esse tipo de tecnologia oferece grandes vantagens, entre as quais:

Maior controle da produção;

Maior facilidade de observação dos dados;

Maior facilidade no controle das máquinas;

Diminuição de erros humanos;

Redução acidentes no campo;

Entre outros.

A Internet das Coisas pode ser aplicada em vários segmentos de trabalho. Além da agricultura, é possível vê-la em clínica de acupuntura, departamentos de saúde e até mesmo em casa, com os equipamentos de automação residencial.

As máquinas integradas a internet são capazes de produzir relatórios detalhados sobre as condições do solo, o clima, a saúde das plantas, entre outros dados que geram insights valiosos para melhorar o plantio e a correção de acidez da terra.

Além disso, outras soluções foram criadas para controlar as pragas e fazer a aplicação correta dos defensivos agrícolas.

Vale ressaltar que a internet das coisas pode ser empregada em quase todos os equipamentos atuais.

Para termos uma ideia, os sistemas podem estar presentes nos freios para veículos, controlando a direção desses automóveis, sem a necessidade de motorista.

O uso da Internet das Coisas no meio rural permite que produtor aumente consideravelmente a sua capacidade produtiva, adaptando-se a um mercado consumidor cada vez mais exigente e competitivo.

6 – GPS agrícola

O Sistema de Posicionamento Global, também chamado de GPS, é uma tecnologia que já vem sendo aplicada há alguns anos em larga escala no agronegócio.

Com essa inovação, é possível fazer um mapeamento completo da lavoura, verificando a qualidade da plantação e, além disso, obtendo imagens virtuais do solo e do campo, que ajudam no monitoramento e inspeção dos processos agrícolas.

O GPS traz diversas vantagens aos produtores rurais, entre eles: a localização exata das amostras do solo, a facilidade na coleta de dados, a praticidade na análise de informações sobre a plantação, a localização de máquinas e equipamentos.

Dessa forma, o GPS ajuda a melhorar a qualidade dos processos agrícolas, além de oferecer uma oportunidade para o aperfeiçoamento de tarefas.

Vale ressaltar que essa tecnologia também permitiu que os trabalhadores se concentrassem em atividades muito mais importantes para a qualidade das plantações, sem a preocupação de parar o trabalho para procurar equipamentos ou coletar amostras do solo.

Conclusão

A tecnologia está sendo cada vez mais bem explorada na produção rural.

Embora a introdução de inovações na agricultura date desde os primórdios da revolução tecnológica, com o uso de máquinas e equipamentos, nos dias de hoje é possível se deparar com sistemas cada vez mais inteligentes e modernos.

Tudo isso contribui para a produtividade do campo, melhorando a eficiência dos processos e garantindo o abastecimento de produtos para um mercado cada vez mais competitivo.

Por esse motivo, é fundamental que os produtores rurais fiquem de olho nas próximas tendências, para criar soluções ainda mais assertivas e eficientes ao seu favor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Fonte: Guia de Investimento