Programa de tratamento abrange principais pragas, doenças e bioestimula o desenvolvimento da cultura

Estratégia ancorada em amplo portfólio destaca companhia de origem ítalo-japonesa como uma referência no país em tecnologias para hortifrutis

Presente há mais de 40 anos no Brasil, consolidada entre as referências do setor de defensivos agrícolas, a Sipcam Nichino informa que desenvolveu um novo programa para manejo eficaz da cultura do tomate, com vistas a entregar mais produtividade e rentabilidade ao produtor. Ancorada num amplo portfólio de soluções, salienta a companhia, essa estratégia abrange práticas de monitoramento e controle das principais pragas e doenças, além da bioestimulação de lavouras desde o plantio até a colheita.

Segundo a companhia, sua metodologia se baseia na utilização planejada de três inseticidas – Ohkami®, Takumi® e Trebon® 100 SC -, dois fungicidas – Vitene® e Zetanil® – e do bioestimulante natural Blackjak®. “O programa foca na gestão dos desafios mais estratégicos do produtor, entre estes os patógenos das doenças pinta-preta e requeima e a praga traça-do-tomateiro, além de lagartas importantes”, diz Vitor Cabral Araújo, da área de desenvolvimento de mercado.

Conforme o agrônomo, a sistemática de manejo fomenta ainda o pleno estabelecimento de lavouras, “através da maior absorção de nutrientes”. Para isso, ele acrescenta, são feitas aplicações do bioestimulante Blackjak®, visando a manter o vigor do tomateiro ao longo de todo o ciclo. “Composto por ácidos húmicos e fúlvicos, o bioestimulante é rapidamente absorvido, induz a formação de raízes, fortalece a cultura ante condições climáticas desfavoráveis e ao estresse hídrico.”

Cabral acrescenta que o emprego dos inseticidas Ohkami® e Trebon® 100 SC, seguindo as recomendações da empresa, possibilita controle eficaz da principal praga da cultura, a traça-do-tomateiro. “O acréscimo de Takumi® amplia o espectro de controle das pragas com relevância econômica, incluindo a Helicoverpa zea. Os três inseticidas têm encaixe no MIP (manejo integrado de pragas) e no manejo de resistência de pragas.”

A traça-do-tomateiro ou Tuta absoluta, afirma ele, está presente o ano todo, porém nos períodos de seca torna-se mais agressiva. Ela ocasiona danos de 70% a 100% da produção, conforme especialistas. “As fêmeas adultas depositam ovos em folhas, frutos, hastes e sépalas de tomate. Logo depois, lagartas eclodem e se alimentam de estruturas da planta e dos frutos. Ohkami®, Trebon® 100 SC e Takumi® cessam os danos causados pela praga. Ohkami® reduz ainda a alta postura de ovos, uma das característica-problema da Tuta absoluta.”

Já em relação ao controle das doenças pinta-preta (Alternaria solari) e requeima (Phytophtora infestans), Vitor Cabral observa que a Sipcam Nichino recomenda aplicar no tomateiro, preventivamente, os fungicidas Vitene® e Zetanil®. “De ação sistêmica, Vitene® tem atuação translaminar, com boa penetração e distribuição. Já Zetanil®, sistêmico e protetor, se diferencia pelo equilíbrio entre seus ativos e pelo efeito prolongado transferido à cultura.”

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fonte: Fernanda Campos