Programa exclusivo para gestantes ajuda mulheres a conciliar maternidade e vida profissional

Com 70 participantes, ação da mineradora CMOC melhora o ambiente e a produtividade. Empresa ainda concede 6 meses de licença maternidade.

Brasil, 8 de maio de 2020 – Cuidar da gestante, enquanto ela ou o pai do bebê estão trabalhando, é um dos benefícios que as empresas comprometidas com a segurança e o bem-estar de sua força de trabalho devem pôr em prática.

Um desses exemplos é o já consolidado Programa de Gestantes desenvolvido na CMOC. Após 1 ano e meio da sua implantação, a iniciativa chega a este Dia das Mães (10/05) contabilizando 70 mulheres beneficiadas (14 empregadas e 56 dependentes).

“A ação não substitui o pré-natal, que é feito normalmente com o médico de preferência. Trata-se de um acompanhamento duplo, para que elas tenham mais tranquilidade. Além disso, é uma oportunidade de nos conectarmos com o propósito de vida de muitas pessoas, que é formar uma família”, afirma Liany Alvarado, coordenadora de Recursos Humanos e responsável pela iniciativa na mineradora.

O programa segue um protocolo especial, no qual as futuras mamães relatam, mensalmente, como estão se sentindo, e a equipe de saúde da CMOC registra todas as fases da gestação, se aproximando e dando atenção às participantes. Já foram realizados mais de 600 atendimentos (presenciais às empregadas e telefônicos às dependentes) pelas equipes de Saúde das operações da empresa, localizadas em Catalão e Ouvidor (GO), e Cubatão (SP).

“Acreditamos num ambiente inclusivo, sabemos que nesse momento o suporte é de suma importância nos desafios que elas e as famílias estão passando, o programa traz segurança para nossos empregados, e isso se reflete na produtividade onde conseguem trabalhar focados nas atividades, garantindo altos níveis de resultados num clima harmônico e de bem-estar”, destaca Liany.

Após o parto, a CMOC disponibiliza um serviço de orientação por telefone, que ajuda as mamães a lidarem com o dia a dia. É um canal de comunicação para sanar dúvidas, auxiliar no agendamento de vacinas e consultas.

Entre os mimos oferecidos pela companhia está um kit personalizado (com sacola térmica, trocador e produtos de higiene). E como é uma empresa cidadã, a CMOC garante 180 dias de licença maternidade.

Mamães aprovam

Esposa de empregado da CMOC, Wanessa Buso, foi assistida em sua segunda gestação, a do Daniel, hoje com 8 meses. “Sempre me ligavam para saber como estávamos. Tive ajuda até para agendar consultas com o meu médico, quando eu mesma não conseguia. Lembro que nos primeiros meses entregaram ao meu marido um DVD para que gravássemos o ultrassom do bebê. Foi especial”, conta.

Aidalany Mendonça, que também é esposa de funcionário da empresa, foi atendida pela ação na sua terceira gravidez. “Em casa, agora, somos eu, meu marido e as meninas (Ana Clara, Ana Vitória e a pequena Ana Sophia). Tive complicações na gravidez da caçula, e precisei redobrar a atenção. Foi quando contei com o apoio de todos, inclusive da CMOC”, relata.

Segurança sempre – O Programa de Gestantes está mantido durante a pandemia do coronavírus, com acompanhamento on-line e via telefone. “Um dos nossos valores é ‘segurança sempre’. Nossa intenção é que possamos nos aproximar das famílias e reforçar nosso jeito de cuidar de pessoas, com carinho e atenção”, conclui a coordenadora de Recursos Humanos. 

Sobre a CMOC Brasil – A CMOC Brasil atua no segmento de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. A empresa é a segunda maior produtora de nióbio do mundo e está entre as maiores fornecedoras de fertilizantes fosfatados do Brasil. A companhia gera 4 mil empregos em suas três plantas industriais e duas minas no país. Ciente de sua responsabilidade social, desenvolve importantes iniciativas em educação, saúde e apoio comunitário nas regiões do entorno de suas operações.

Fonte: FSB.Com