Projetos de estagiários da Bracell Bahia são destaque em Prêmio IEL de Talentos

Projetos inovadores desenvolvidos por estagiários da Bracell na Bahia conquistaram as três primeiras posições do Prêmio IEL de Talentos, na categoria “Estágio”. A Bracell ficou em primeiro lugar na categoria “Empresa Inovadora”, entre as companhias de grande porte. A premiação ocorreu no dia 22 de setembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. O prêmio contou com 41 finalistas nas categorias “Aprendizagem”, “Estágio” e “Inova Talentos”. O projeto apresentado por Caio Ítalo de Oliveira Santos, do setor de Planejamento da companhia, foi selecionado para disputar a etapa nacional, em São Paulo, no dia 26 de outubro.

Caio conquistou o primeiro lugar com o “Formulário Inteligente para o Programa de Avistamento de Fauna Silvestre”. Marlon Kin Gin Pereira dos Santos, do Laboratório de Qualidade Industrial, ficou em segundo com o “Programa de Treinamento Integrativo”, que avalia todas as etapas necessárias para habilitação dos colaboradores para atuarem nos laboratórios. Elisiane Dantas da Conceição, da área de Meio Ambiente, conquistou a terceira posição com o projeto “M-Radi”, voltado ao monitoramento da regeneração de áreas degradadas por imagens.

“A conquista desse prêmio representa um marco significativo em minha trajetória profissional, celebrando a inovação e dedicação. Com a ajuda dos mentores, pude contribuir para o aprimoramento do Programa de Avistamento de Fauna Silvestre, alinhando-o a um valor fundamental da Bracell: a melhoria contínua”, afirma Caio, acrescentando que o desenvolvimento do trabalho o incentivou a explorar novas tecnologias e a pensar criativamente. 

Marlon nunca imaginou que o projeto de estágio, que começou como uma demanda setorial, receberia tamanho reconhecimento. “Ao solucionar um problema, eu me deparava com outros – ora decorrentes da resolutiva, ora descobertos no progresso das etapas – e, com isso, eu me desenvolvi até em aspectos que eu acreditava ter domínio completo. E essa não é só uma conquista minha, mas de toda a equipe dos laboratórios”, ressalta.

Já Elisiane disse que o M-Radi não teria sido um sucesso sem o apoio dos profissionais da companhia: “O prêmio dá uma dimensão do quanto o projeto é importante para a empresa e para o meio ambiente, considerando que agora teremos controle total de nossas áreas em regeneração natural”. Segundo ela, o M-Radi é o início de possibilidades maiores e “a Bracell proporciona incentivo para a inovação e intraempreendedorismo”.

Carolina Linhares, gerente de Desenvolvimento Organizacional da Bracell, destaca que o investimento na excelência operacional é um dos diferenciais competitivos da empresa. “Uma das alavancas de sustentação de um negócio tão especializado como o nosso é prover oportunidades para os jovens, estruturando e maximizando todo o seu potencial dentro dos programas de Porta de Entrada. Essa premiação nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, salienta.

A companhia também aposta na pesquisa e na inovação como forma de ter uma operação cada vez mais sustentável, visando à proteção ambiental, como pontua Priscilla Reuter, coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da Bracell. “Primamos por fortalecer a inovação, por meio de pesquisa, em todas as suas etapas, principalmente na formação de nossa geração. Por isso, o reconhecimento com o Prêmio IEL de Talentos fortalece ainda mais este compromisso com o desenvolvimento sustentável”, conclui.

Fonte: Juracy dos Anjos