Raça Bravon estreia na Expolages, a maior feira agropecuária de Santa Catarina

Exemplares da raça Devon estarão presentes na exposição e em leilão da raça

Tradicional palco da raça Devon em Santa Catarina, a Expolages recebe, pela primeira vez, a participação de exemplares Bravon, na edição 2022, que acontece de 11 a 16 de outubro no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages (SC). Os dois touros Bravon selecionados são da Fazenda Rio Canoas, de Anita Garibaldi (SC) e estiveram recentemente na Expointer, no Rio Grande do Sul, onde um dos reprodutores conquistou a faixa de Grande Campeão. A raça Devon, que desde a fundação da Associação Rural de Lages, em 1939, está presente nexposição, estará representada pela Cabanha Caiapiá, de São Joaquim (SC), e também pela Rio Canoas.

O julgamento dos animais ocorre na 5a feira (dia 13), às 14h, na pista 4. O jurado será Leonardo Wiggers, técnico e criador de Devon. No mesmo dia, às 19h, serão ofertados 11 touros e 5 fêmeas no tradicional leilão que acontece na pista José Arruda Ramos, a cargo da Camargo Agronegócios e sob o comando do leiloeiro Delamar Macêdo.

presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB),Simone Bianchini, afirma que a maior feira agropecuária de Santa Catarina é uma oportunidade para os criadores conhecerem mais sobre a genética e a qualidade do Devon e do Bravon. “A rusticidade e a beleza do Devon estão presentes nas diferentes regiões do estado, com uma produtividade muito expressiva para o criador”. Sobre o Bravon, Simone lembra que a raça teve o registro oficial conquistado em 2020 junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “O Bravon é um Puro Sintético (PS) que combina, na medida certa, a qualidade carniceira e de marmoreio do Devon com a rusticidade e a resistência a endo e ectoparasitas do Zebu. Vem daí a pelagem mais curta e a tolerância ao calor”. A raça vem sendo desenvolvida e comercializada com sucesso, também, Brasil acima, em estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia.

Na 6ª feira (dia 14), carne Devon Certificada produzida pelo Frigorífico São João, de São João do Itaperiú (SC), será servida aos participantes do Meet da Carne. O evento, que começa às 18h, é uma iniciativa da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e vai destacar a importância da utilização de dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) na seleção de animais na propriedade e, posteriormente, auxiliar o criador a ter bons resultados no rendimento de carcaça e na produção de carnes premium. O bate-papo será comandado pela superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas e pelo coordenador do Promebo, Laerte Rochel, em uma integração entre os criadores. A degustação contará também com carnes de outras raças que utilizam o programa.

O presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Lages, Istélio José Souto-Maior Camargo, ressalta o retorno dos animais à exposição na Expolages, depois de dois anos. “Estarmos de volta à grande vitrine do agronegócio catarinense é motivo de satisfação para todos. Além da troca de informações e de vivências, há também a chance de realização de bons negócios, tanto para quem quer vender quanto para quem pretende adquirir as genéticas Devon e Bravon”.

Crédito da foto: Michel Martins

Fonte: Devon imprensa