Raízen realiza 4ª edição do webinar de prevenção e combate a incêndios em canavial

Neste ano o tema abordado foi o uso de tecnologias avançadas para a mitigação do fogo

A Raízen, referência global em bioenergia, acaba de realizar a 4ª edição do webinar de prevenção e combate aos incêndios nos canaviais. Com o tema “Como a inteligência artificial e outras tecnologias avançadas têm contribuído para a prevenção de incêndios”, o evento reuniu representantes da companhia, do Corpo de Bombeiros e da Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canaoeste), e teve a presença de cerca de 400 espectadores.

Realizado hoje, 13 de julho, contou com a presença da Capitã Sandra Elaine de Andrade Bueno de Camargo, da Polícia de Combate a Incêndios Florestais de Franca (SP), Fábio de Camargo Soldera, representante da Canaoeste, e de dois importantes porta-vozes da Raízen: Thales Drezza, diretor Agroindustrial e André Penariol, gerente do Centro de Inteligência de Dados da companhia. O mediador, já conhecido pelo público fiel do Webinar, foi o Rafael Lisbôa, jornalista e consultor de comunicação estratégica, com mais de 20 anos de experiência em redações e no mercado de comunicação corporativa e governamental.

Durante o evento foi possível entender os desafios de quem está na linha de frente nos combates aos incêndios, melhores práticas para mitigar os focos, importância de adotar meios tecnológicos, e inteligência artificial, no combate aos incêndios, as mudanças que estão sendo implementadas após a mecanização e ganhos para os fornecedores de cana, empresas e meio ambiente. Entre as ações citadas, um dos destaques foi o Projeto Helios Score, ação da Raízen de utilização de imagens de satélite em caminhões pipa, que busca antecipar sua chegada em locais com ocorrência de fogo.

A ação integra o pacote de ações da Raízen, que investe em prol da prevenção, combate e conscientização contra queimadas em canaviais. Anualmente, a companhia realiza a campanha “Quem ama a terra, não chama o fogo”, reforçando as boas práticas de segurança contra as chamas.

Fonte: Ana Cássia