Representantes do centro de pesquisa participam de reunião sobre remineralizadores e bioinsumos

A convite da Secretaria de Agricultura de Goiás (Seapa), a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Lucíola Magalhães, e a pesquisadora Gisele Vilela participaram de reunião, no dia 14 de dezembro, em Goiânia (GO). Também estiveram presentes representantes de outros centros da Embrapa, entidades de classe e instituições de pesquisa.
Gisele Vilela apresentou um panorama do potencial dos remineralizadores e Lucíola Magalhães mostrou um trabalho em desenvolvimento na Embrapa Territorial, em parceria com a Embrapa Cerrados, sobre o mapeamento de rochas potenciais no estado de Goiás. O secretário de Agricultura de Goiás, Tiago de Mendonça, afirmou o interesse em apoiar as entidades presentes na reunião em seus trabalhos e estudos e incorporar os remineralizadores ao Programa Estadual de Bioinsumos. (Liliane Castelões)

Técnicos da Emater-MG são capacitados no uso do SITE-MLog e do GeoSocial

A Embrapa Territorial capacitou 40 técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) no uso do GeoWeb Inclusão Produtiva em seu Município (GeoSocial) e do SITE-Mlog. A oficina de capacitação foi realizada no dia 16 de dezembro, em formato virtual, com o propósito de apresentar os usos estratégicos dessas ferramentas e exercitar suas aplicações orientadas ao serviço de assistência técnica e da extensão rural. O treinamento está previsto no acordo de cooperação técnica assinado pelas instituições em agosto do ano passado. O mesmo acordo também prevê a transferência de quatro produtos desenvolvidos pelo centro de pesquisa: os dois ativos já mencionados, juntamente com a análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o GeoInfo (Infraestrutura de Dados Espaciais). A oficina foi conduzida pela analista Daniela Maciel, supervisora da área de Transferência de Tecnologia, e pelas pesquisadoras Cristina Criscuolo e Gisele Freitas. (Alan Rodrigues)

Pesquisador receberá título de Engenheiro do Ano em premiação da AEASP

O pesquisador Evaristo de Miranda receberá o título “Engenheiro do Ano”, principal categoria do Prêmio Deusa Ceres, concedido pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP). A premiação leva o nome da deusa romana da agricultura e da fertilidade e, desde 1972, presta homenagens a engenheiros agrônomos de longa e reconhecida trajetória de contribuição para a agropecuária. A láurea será entregue durante a Agrishow 2022, prevista para abril. A escolha é feita anualmente no mês de setembro, por meio de votação da Diretoria e do Conselho Deliberativo da AEASP. (Alan Rodrigues)

Metodologia para índice multicritério de sustentabilidade é apresentada em simpósio

O pesquisador João Alfredo Mangabeira apresentou a metodologia para geração de índice multicritério de sustentabilidade em pequenas propriedades rurais na Amazônia, no simpósio “O espaço rural no desenvolvimento da Amazônia no século 21”. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Ciências do Solo – Núcleo Regional Noroeste. A mesa-redonda da qual Mangabeira participou, em 17 de novembro, teve mediação do pesquisador Paulo Wadt, da Embrapa Rondônia. Mangabeira mostrou o caminho percorrido pelo projeto de Inclusão Geodigital (IGGTS), financiado pelo Fundo Amazônia, até chegar ao método, detalhado em um guia publicado em 2021. Para o pesquisador, o instrumento criado apresenta uma nova forma de gestão territorial de uma unidade de produção ou de um território, como uma bacia hidrográfica, por exemplo. Ele também falou sobre a importância do empoderamento dos jovens no uso de ferramentas para facilitar a rastreabilidade da produção, permitir auditoria própria e a obtenção de títulos verdes. (Vivian Chies)

SITE Aquicultura é apresentado a entidades do Paraná

O Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Aquicultura (SITE Aquicultura) foi tema de reunião com um conjunto de instituições do estado do Paraná, em 10 de dezembro. Participaram do encontro: o Instituto Água e Terra (IAT), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR) e a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), com três de suas filiadas – Cocari, Copacol e C.Vale. Pela Embrapa Territorial, participaram o analista André Farias e a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães. Foi feita uma apresentação da ferramenta e seus potenciais de uso e discutido o apoio das entidades na validação dos dados do mapeamento de viveiros escavados por imagens de satélite. (Vivian Chies)

Fonte: Embrapa Territorial