Resíduos de cerveja podem prevenir doenças

Principalmente as bactérias”

A utilização de resíduos de cerveja pode prevenir doenças cardiovasculares, de próstata e cólon, bem como no tratamento de cataratas. De acordo com Martinez Rojas Henriette, pesquisador especialista em biotecnologia da Universidade de Ciências Aplicadas em Neubrandenburg, na Alemanha, os compostos de pigmento obtidos podem ser utilizados na formulação de refrigerantes, bebidas energéticas ou suplementos alimentares.

Segundo ele, um quilo de desperdício de cervejae um quilo de pigmentos de nutrientes, como betacaroteno ou licopeno, custam um valor bastante elevado. O betacaroteno encontrado na cenoura ajuda as células da córnea a amadurecer, por isso é útil no tratamento de catarata, por exemplo.

“Quando falamos de bactérias, pensamos em doenças como diarreia, gripe, entre outras, mas há boas, que trazem benefícios. Por exemplo, o licopeno é um pigmento vegetal que é obtido a partir de bactérias e é encontrado em tomates. É uma cor vermelha característica da fruta e é um excelente antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento. É mais fácil consumir um produto que contém o pigmento, do que comer todos os dias tomate. Além disso, estes compostos podem ser implementados na dieta de frangos para melhorar a qualidade nutricional do ovo”, comenta.

Atualmente, pesquisadores buscam aumentar a produção de pigmentos, que já possuem patente na Alemanha e planejam projetar seu próprio produto. “Queremos expandir, não só se concentrar em obter o pigmento do tomate, também obter a substância do salmão e usá-lo na apicultura. Pesquisar outros microrganismos para fazer aromas até mesmo no desperdício da indústria da tequila”, conclui.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems