Segunda live do aplicativo PlanejArroz é neste dia 15

No próximo dia 15, às 18h30, tem agenda marcada para mais uma live temática do aplicativo PlanejArroz, um produto em parceria entre a Embrapa,IRGA, INMET e UFSM. A abordagem será a Avaliação da safra 2021/2022 sob a ótica do PlanejArroz, transmitida pelo canal Youtube.com/Embrapa.

O objetivo desta Live, como o título indica, é avaliar como as condições meteorológicas ocorridas na safra afetaram o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, o manejo das lavouras, e a expectativa de produtividade nas distintas regiões  orizícolas do RS. “Vamos mostrar como o software PlanejArroz está sendo utilizado pelo parceiro “Porteira Adentro Consultoria Agrícola” no planejamento das práticas de manejo nas propriedades/lavouras assistidas”, explicou o pesquisador Silvio Steinmetz. Em janeiro deste ano, foi realizada a primeira live do ano para compartilhar como foi a utilização do aplicativo na cadeia produtiva e qual foi a evolução da safra 2021/2022.

A live contará com a participação da diretora técnica e da consultora do IRGA, respectivamente, Flávia Tomita (moderadora da live) e Jossana Cera, do diretor da Porteira Adentro Consultoria Agrícola, Eduardo Muñoz, e do representante da Pesquisa e Desenvolvimento da Equipe FieldCrps/UFSM, Michel R. da Silva, além do pesquisador da Embrapa, Silvio Steinmetz.

O aplicativo PlanejArroz faz parte das tecnologias da Embrapa inseridas em soluções tecnológicas para Agricultura Digital 4.0, lançado em fevereiro de 2020. O aplicativo permite:

– acesso a informações de 131 municípios do RS produtores de arroz;
– identifica quando deve ocorrer cada um dos seis mais importantes Estádios de Desenvolvimento da Planta (EDP,) para 41 cultivares, por meio das datas médias (30 anos) e do ano  da safra, e os respectivos desvios entre elas;
– faz a estimativa de produtividade, na média dos anos e na safra, e o desvio entre essas duas variáveis, das três cultivares mais semeadas no RS; e
– contribui na tomada de decisão do produtor sobre o manejo da cultura.

Fonte: Embrapa Clima Temperado