Selos dos Correios homenageiam a viticultura brasileira

Selos dos Correios homenageiam a viticultura brasileira

Equipe de Melhoristas do Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasilasileiro

Em meio aos preparativos para as celebrações do final de ano, os Correios prestam uma homenagem para um produto que é presença confirmada na mesa dos brasileiros nesta época: as uvas. No dia 22 de dezembro, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lança uma coleção com cinco selos comemorativos, homenageando cultivares de uvas brasileiras, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho.

As uvas BRS VitóriaBRS MagnaBRS LorenaBRS Margot Moscato Embrapa foram as selecionadas dentre o portfólio de 21 cultivares já lançadas pelo Programa, que é conduzido há 43 anos pela Embrapa, para celebrar esse importante momento. “O lançamento é o reconhecimento de um trabalho que, ao longo dos anos, vem rendendo bons resultados e competitividade para a vitivinicultura nacional, ainda mais num ano muito especial em que completamos 45 anos de atuação”, pontua José Fernando da Silva Protas, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho.

Ao saber da emissão dos selos, o pesquisador aposentado Umberto Camargo, que foi o idealizador do Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil e esteve envolvido no desenvolvimento das cinco cultivares homenageadas, ficou feliz com o reconhecimento e valorização de todo um trabalho de pesquisa que revolucionou a vitivinicultura nacional. “A participação dos produtores e do setor produtivo foram fundamentais para que o Programa avançasse, disponibilizando cultivares adaptadas ao clima brasileiro. É uma alegria ver a vitivinicultura em diferentes regiões graças às cultivares desenvolvidas pela Embrapa”, comemorou.

“O Brasil recebeu cultivares customizadas para as suas condições de solo e clima, mais resistentes às principais doenças, com ou sem sementes, maior quantidade de açúcar, maior coloração e sabores diferenciados, tudo ajustado às demandas e perfil da vitivinicultura nacional. E que bom que estão sendo eternizadas em selos”, destaca Patrícia Ritschel, pesquisadora e atual coordenadora do Programa de Melhoramento Genético ao lado do também pesquisador João Dimas Garcia Maia. E ela antecipa que em breve os produtores e consumidores terão novidades que irão ampliar ainda mais o cultivo da videira em diferentes regiões de Norte a Sul do Brasil.

A partir de hoje, os selos estarão disponíveis para aquisição na loja on line dos Correios e em janeiro estarão disponíveis nas agências, quando irá ocorrer o lançamento oficial. E quando forem disponibilizadas, uma surpresa: os selos serão aromatizados com cheiro de uva.

Fonte: Embrapa