Senar Goiás disponibiliza curso EAD de cultivo e produção de cana-de-açúcar

Totalmente gratuito e online, conteúdo é baseado nas melhores práticas de cultivo, do preparo de solo até a colheita

Goiás é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, atrás apenas para São Paulo. A cultura é extremamente representativa em termos econômicos para o estado, já que de acordo com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) a produção deve alcançar aproximadamente 70 milhões de toneladas na safra 2018/19. A cana-de-açúcar ocupa mais de um milhão de hectares de área plantada, é a segunda cultura mais importante, considerando o Valor Bruto da Produção (VPB), e emprega mais de 100 mil pessoas de forma direta e 300 mil indiretamente segundo dados do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg).

Para o presidente da Comissão de Cana-de-Açúcar e Bioenergia da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Joaquim Sardinha, as previsões são boas para todo o setor. Ou seja, produtores devem ter melhoria na rentabilidade e profissionais devem continuar com um mercado de trabalho aquecido. “São vários os fatores. A cultura tem evoluído em termos de produção e produtividade em Goiás, os fatores agroclimáticos são positivos, com boas chuvas e recuperação dos canaviais, a demanda por etanol está alta pela competitividade com a gasolina e o mercado futuro internacional do açúcar já aponta preços maiores na Bolsa de Nova York, com a redução dos estoques globais da commodity”, ressalta Sardinha.

De olho nesse mercado produtivo, que ainda tem potencial de expansão, é que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) disponibilizou o curso Cultivo e Produção de Cana-de-Açúcar pelo EAD Senar Goiás. Totalmente online e gratuito, o curso tem carga horária de 20 horas e pode ser finalizado com até um mês de estudos. Iniciado em novembro de 2018, o conteúdo é baseado nas melhores práticas de cultivo, do preparo de solo até a colheita. Ao final, os participantes recebem um certificado, que pode ser utilizado como comprovação de atividade complementar.

Para quem atua no setor do agronegócio, o curso representa uma oportunidade de melhorar o currículo e conquistar uma das vagas que a lavoura de cana-de-açúcar oferece. Este é o caso do engenheiro agrônomo, Gabriel Jeyme Silva Rocha, de 24 anos, de Goiatuba (GO). Ele foi um dos primeiros inscritos da primeira turma. “Recentemente participei de um processo seletivo para trainee de uma usina e fazenda da região e não fui chamado. Acredito que por não ter nenhuma experiência com o setor de cana-de-açúcar. Quando vi que havia um curso disponível, pensei na oportunidade que precisava para agregar conhecimento e poder disputar novas vagas”, conta Gabriel. Este é o quinto curso do engenheiro agrônomo no EAD Senar Goiás.

Oportunidade

O curso é aberto a todos os moradores de Goiás que tenham interesse em se qualificar na área. É destinado para produtores rurais e seus familiares, administradores de propriedades, trabalhadores rurais, além de estudantes de cursos técnicos e universitários. “A formação visa apresentar as mais modernas práticas de cultivo, aumento de produtividade e rentabilidade na lavoura, aliadas à redução do impacto ambiental”, explica o gerente de Educação Formal do Senar Goiás, Fernando Couto. De acordo com ele, a cana é uma das culturas que mais passou por transformações técnicas nas últimas décadas. “Essa importante cultura, que não para de evoluir, precisa de produtores e profissionais prontos para manter a produção em alta. Recebemos muitos pedidos para lançar uma capacitação voltada à cana-de-açúcar. Goiás já é uma potência na cultura e tem tudo para crescer ainda mais”, afirma. Os interessados podem acessar o site www.ead.senargo.org.br e conferir a disponibilidade do curso.

Fonte/crédito: Faeg/Senar Por Nayara Pereira/Divulgação