Serviços tecnológicos especializados da Coordenadoria de Fauna Silvestre passam a integrar marketplace Lab.f

Serviços tecnológicos especializados prestados pela Coordenadoria de Fauna Silvestre (CFS) passam a integrar a Lab.f, plataforma desenvolvida pelo Conexão.f, spin-off da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag). Com quase duas décadas de experiência em análises laboratoriais voltadas para animais silvestres, os serviços da CFS na plataforma incluem desde análises em áreas como hematologia, bioquímica, parasitologia, microbiologia, biologia molecular a reprodução animal, além de oferecer soluções na análise microbiológica para o agronegócio, no tratamento de resíduos orgânicos e consultorias.

Atualmente, a Lab.f conta com 19 serviços cadastrados pela Coordenadoria, que são direcionados, principalmente, para instituições mantenedoras de fauna silvestre, universidades, institutos de pesquisas e empresas interessadas em soluções para o processamento de resíduos orgânicos, meio ambiente e agronegócio.

“Essa colaboração é fundamental para alcançamos os nossos objetivos de conservação e gestão, uma vez que a experiência diversificada da Fundepag em inovação e prestação de serviços técnicos especializados é um diferencial para a Coordenadoria, que busca expandir seu alcance e promover a conservação da biodiversidade de forma eficaz”, explica a diretora do Centro de Pesquisas Aplicadas à Fauna Silvestre, Irys Hany Lima Gonzalez.

Ao utilizar a Lab.f como plataforma de divulgação e acesso aos seus serviços, a CFS espera alcançar públicos de interesse e otimizar seus processos, facilitando a comunicação com potenciais parceiros e promovendo, sob a perspectiva da Saúde Única, uma abordagem colaborativa e integrativa entre a saúde da fauna silvestre, humana e ambiental.

A digitalização e catalogação dos serviços na plataforma proporcionam transparência e fluidez nos processos, ampliando o acesso do público interessado nas atividades da Coordenadoria.

“Além disso, a parceria contribui para a inovação e o desenvolvimento de conhecimento na área da fauna silvestre e meio ambiente, reunindo recursos e colaboração para acelerar o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos”, explica a diretora.

Segundo ela, os recursos gerados por meio da Lab.f serão direcionados para a expansão do portfólio de serviços técnicos especializados, aquisição de equipamentos e apoio a projetos de inovação tecnológica e preservação da biodiversidade conduzidos pela Coordenadoria de Fauna Silvestre. “A Lab.f e a CFS estão unindo esforços para promover a conservação e gestão responsável da biodiversidade, demonstrando um compromisso conjunto com o bem-estar dos animais silvestres e a preservação de seus habitats naturais”, finaliza.

Fonte: Glaucia Bezerra