Simpósio traz programação robusta para debater os gargalos e desafios do pós-colheita

Com uma programação voltada para os principais desafios do pós-colheita, o  V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul (VSPGMS) vai contar com a presença de palestrantes, que irão compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas e tecnologias para o setor. Com foco em logística de transporte dos grãos, armazenagem, secagem, beneficiamento, classificação, conservação e comercialização dos grãos, o evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023, em Maracaju (MS).

Um dos destaques da programação será a palestra “Logística do transporte e sua influência na pós-colheita de grão”, proferida pelo diretor de logística de operações da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Edenilson Carlos de Oliveira, na abertura do evento. Ele será moderado pelo coordenador do simpósio, José Carlos Andrade, também da Coamo. 

Oliveira irá apresentar um panorama da evolução da infraestrutura, da área, do armazenamento e do transporte no Mato Grosso do Sul nos últimos 13 anos. O palestrante vai mostrar dados sobre a produção, a capacidade estática, os modais de transporte e os portos que atendem a região. Além disso, vai discutir como esses fatores estão relacionados e quais são os principais desafios e oportunidades para o setor.

Segundo ele, os dados oficiais que abrangem o período de 2010 a 2023 revelam um cenário de crescimento expressivo da produção de grãos, mas também de gargalos logísticos que comprometem a competitividade e a qualidade do produto.

A  programação  V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul inclui 15 palestras e quatro painéis. O primeiro painel vai abordar a questão da biomassa e da secagem de grãos, com a participação de especialistas em florestas de eucalipto, energia renovável e automação.

O segundo painel discute os contaminantes que podem afetar a qualidade dos grãos armazenados, como as micotoxinas, os fungos e outros agentes. Serão apresentadas as boas práticas para prevenir e reduzir esses problemas na armazenagem e na produção de rações.

Também estão programadas três palestras  sobre a gestão de indicadores dentro do processo produtivo de grãos, bem como a gestão do manejo integrado de pragas de grãos armazenados e manutenção operacional preventiva da unidade armazenadora. 

O terceiro painel trata da conservação dos grãos armazenados, com foco na gestão e na otimização das unidades armazenadoras. E o quarto painel enfoca a segurança no trabalho e na operação das unidades armazenadoras, com orientações sobre as normas e os procedimentos adequados. A palestra de encerramento vai abordar a classificação comercial de soja e milho.

As inscrições do VSPGMS estão abertas e devem ser feitas pelo site do evento (veja link abaixo) até o dia 15/09/2023. Após essa data, as inscrições poderão ser realizadas somente no local do evento, caso haja disponibilidade de vagas.

O tema do evento deste ano será “Tecnologia e Qualidade na Armazenagem de Grãos” e terá a promoção da Associação Brasileira de Pós Colheita (Abrapos), realização da Coamo Agroindustrial Cooperativa e copromoção das instituições cooperativas Copagril, Copasul, C.Vale, Cooperalfa, Cocamar, Cotriguaçu, Lar, Universidade UFGD,  Conab e da Embrapa.

Fonte: Assessoria de Imprensa