Sipcam Nichino Brasil lança fungicida específico para controle da ferrugem-do-cafeeiro

Em mais uma iniciativa para ampliar seu portfólio, a Sipcam Nichino anuncia o lançamento do fungicida Elios® 800 WG. Específico para o controle da ferrugem-do-cafeeiro (Hemileia vastarix), a solução é descrita pela empresa como sistêmica, do grupo triazol e recomendada em aplicação via solo. De acordo com o pesquisador da companhia, engenheiro agrônomo Eric Ono, a ação de Elios® 800 WG causa colapso na parede celular do fungo causador da doença e inibe o crescimento de hifas (filamentos de células).

Conforme Ono, para que o cafeicultor obtenha bom resultado ante a incidência da ferrugem em sua lavoura, a recomendação da Sipcam Nichino é a de aplicar o novo Elios® 800 WG quando a cultura se encontrar no estágio de floração. “Ideal uma única aplicação na safra, no momento certo, observando a distribuição uniforme do produto na linha de plantio”, destaca ele.

Doença mais grave do cafeeiro nacional, dizem especialistas, a ferrugem, não controlada, pode levar à perda de colheitas e plantações. Eric Ono explica que a ocorrência do patógeno provoca queda precoce de folhas e secagem dos ramos, com perdas representativas na produtividade. As condições ideais ao desenvolvimento do agente causador da ferrugem são, principalmente, umidade relativa baixa e alta luminosidade, sob temperaturas de 20º C a 25º C.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fonte: Fernanda Campos