Sistema FAESC/SENAR-SC presente no Interleite 2023

O Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está entre os apoiadores do Interleite Sul 2023 e conta com espaço na feira de negócios do evento para apresentar as ações desenvolvidas na área. A iniciativa, realizada pelo MilkPoint, da MilkPoint Ventures, iniciou nesta quarta (10) e segue até quinta-feira (11) com uma extensa programação, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

O evento reúne representantes das principais empresas de insumos, técnicos, consultores, produtores, entidades do setor e estudantes. Na abertura desta edição, o vice-presidente regional da Faesc no Oeste e presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi, representou o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, e destacou a importância da iniciativa para oportunizar conhecimento a este setor tão importante para a economia do estado.

 “Quero cumprimentar a organização do evento em nome do presidente Pedrozo e do superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi pela expressiva programação. Além de representar uma excelente oportunidade para networking, com a feira de negócios na área do leite, a iniciativa também é fundamental para aperfeiçoar conhecimentos nas palestras que abordam os principais assuntos que impactam o setor”.

O ato de abertura do Interleite Sul foi coordenado pelo CEO da MilkPoint, Marcelo Carvalho, e também contou com a presença do coordenador da Aliança Láctea Sul Brasileira e ex-secretário de Estado da Agricultura, Airton Spies, do prefeito de Chapecó João Rodrigues, do presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de SC (Sindileite), Selvino Giesel e da chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Nogueira.

 O presidente Pedrozo frisou que o Sistema Faesc/Senar-SC faz questão de firmar parcerias com iniciativas que visam promover o desenvolvimento do setor produtivo. Reforçou a expressão do setor lácteo em Santa Catarina e comentou que o Interleite Sul é fundamental para ampliar a visibilidade da cadeia produtiva do leite e aumentar a competitividade desse setor tanto no Brasil quanto no mercado internacional.

EQUIPE TÉCNICA DA ATEG NO INTERLEITE SUL

A coordenadora estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Paula Coimbra Nunes, que participa do evento, juntamente com os supervisores regionais do Senar/SC e equipe técnica da ATeG Bovinocultura de Leite, explicou que o estande do Sistema Faesc/Senar-SC na feira do Interleite 2023 demonstra como funciona a ATeG e os resultados que o programa vem trazendo nas propriedades. “Somente em 2022 o programa contabilizou 72 grupos com 2.050 produtores no Estado. Foram 60 edições dos dias de Campo e Oficinas Técnicas com 2.350 participantes. A ATeG também oportunizou realizar aproximadamente 46.300 mil exames de tuberculose e brucelose com 99,72% de resultados negativos”.

Com duração de dois anos, a metodologia da ATeG é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, enfatizou que a ATeG é um dos mais bem-sucedidos programas do setor produtivo em Santa Catarina e frisou que as expectativas para 2023 são ainda melhores. O objetivo, de acordo com ele, é seguir investindo na profissionalização da cadeia produtiva para que o produtor possa inovar cada vez mais e, com isso, oferecer ao mercado um produto de alta qualidade.

INTERLEITE SUL

Após três anos, o Interleite Sul retorna para Chapecó/SC com recorde de inscritos. A 10ª edição do evento reúne mais de 800 agentes do setor na feira de negócios que se destaca pelo conteúdo e networking do leite voltado à região Sul. O Interleite Sul 2023 ocorre de forma híbrida, com transmissão ao vivo, em plataforma exclusiva para os participantes.

Fonte: MB Comunicação