Sistemas de Pastejo Rotacionado

Sistemas produtivos baseados em pastagens necessitam ser bem conduzidos, levando-se em consideração, principalmente, o manejo. Um pasto mal manejado implica no aumento dos custos investidos e direcionados, inviabilizando o sistema. Sem dúvida alguma, a utilização do sistema rotacionado de pastagens proporciona grande variabilidade ao sistema somando benefícios ao produto final em termos de produtividade e qualidade do mesmo.

Tratando especificamente de pastejo em sistema de lotação rotacionada, podemos inferir que nada mais é que dividir a área em piquetes. Para tanto, o número de piquetes será em função do período de descanso (PD), que varia de acordo com a espécie forrageira utilizada e do período de ocupação (PO), que pode ser obtido pela equação: Número de piquetes = (PD/PO) + 1. O período de ocupação deve ser com menor duração possível, podendo variar de 1 a 8 dias garantindo assim melhor rebrota das plantas e facilitando o controle da lotação da pastagem.

Como descrito, o período de ocupação está mais relacionado com a espécie animal e o objetivo desta, do que outra coisa. Certamente que períodos de ocupação de um dia seriam o ideal, pois a forrageira ao ser consumida (pastejada) já começa a rebrotar e desta forma, se o animal voltar a pastejá-la, irá com certeza prejudicar sua rebrota prejudicando o pastejo do ciclo posterior. Chamamos de ciclo de pastejo, o tempo que o animal demora para voltar a pastejar o mesmo piquete dentro do sistema de piquetes os quais ele se encontra.

Ainda, manter um dia de ocupação, garante que o animal que está pastejando (principalmente gado de leite) se alimente de uma forragem de mesmo valor nutricional. Ou ainda, explicando de outra forma, se o animal permanecer mais dias no mesmo piquete, em um dia ele comerá somente folha (de maior qualidade, maior proteína) e no outro, poderá comer além da folha, o colmo da forragem de menor valor proteico. Para gado de corte isto não é primordial podendo utilizar mais que um dia de ocupação.

Com absoluta certeza, nos sistemas de produção intensiva, o sistema de pastejo com lotação rotacionada é o mais indicado, por garantir maior uniformidade e eficiência de pastejo, buscando maior eficiência dentro do sistema produtivo.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, no dia 23/05 será lançado no EducaPoint curso online “Sistema de lotação rotacionada de pastagem: manejo e aplicação” com o professor Marco Aurélio Factori. Condições especiais para grupos a partir de 5 pessoas, entre em contato para saber mais.

Contato:[email protected]

Marco Aurélio Factori – Zootecnista, Dr. em Zootecnia pela FMVZ/UNESP – Botucatu SP. Manejo de Pastagens, Conservação de Forragens e Nutrição Animal com foco em nutrição de Ruminantes.