Software norte-americano auxilia produção de brócolis

Os pesquisadores da Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, que participam do Eastern Broccoli Project, que tem como objetivo produzir variedades de brócolis adequados para crescer na costa leste, criaram um método estatístico para padronizar as avaliações de brócolis, a fim de tornar as decisões de melhoramento de plantas mais consistentes e eficientes. Usando o software, os criadores podem selecionar características e pedir a várias pessoas que executem a mesma avaliação.

O programa analisará esses dados para determinar quais traços são mais ou menos importantes na previsão da qualidade geral, em parte priorizando traços mais fáceis de avaliar objetivamente, como tamanho ou cor. “O desafio para os criadores, quando estão em busca de adaptações mais amplas, é que para certas culturas, você planta em todo o lugar e voa para vários locais ao redor do mundo para fazer as avaliações você mesmo” Thomas Björkman, professor de horticultura da Cornell AgriTech.

“Mas e se você tivesse que checar a planta duas vezes por semana durante um mês porque ela está amadurecendo em taxas diferentes? Você não pode estar viajando pelo mundo; só se torna impraticável”, disse ele. “Os criadores querem saber não apenas como uma outra pessoa classificaria uma planta, mas como ela mesma se classificaria, ou como um consumidor idealizaria a marcaria. Isso deve abrir a oportunidade para os criadores fazerem avaliações em vários locais”, completa.

O software também pode identificar características que não parecem relevantes para a qualidade geral, para que os criadores possam coletar menos dados e ainda obter resultados precisos.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems