Soja: Preços começam a semana em queda

Cepea registrou queda de 1,41% nos preços da soja sobre rodas nos portos brasileiros

Os preços da soja no mercado brasileiro iniciaram a semana em queda nesta segunda-feira (26.11). De acordo com o especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica, as cotações em Chicago tiveram uma queda considerável devido à falta de esperança dos analistas sobre um acordo entre a China e os Estados Unidos.

“Com isto, a pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicado (Cepea) registrou queda de 1,41% nos preços da soja sobre rodas nos portos brasileiros, puxando a sua média para R$ 82,07/saca e reduzindo a alta do mês para 4,28%. No interior os preços médios também caíram 0,76%, para R$ 77,03/saca, trazendo a alta mensal de novembro para 2,73%”, indica.

As cotações da soja em Chicago caíram forte nesta segunda-feira, cerca de 2,1% ou $18,5cents/bushel, o que é muito justamente devido à falta de esperança em um acordo de curto prazo entre os presidentes dos EUA e da China na reunião do G-8, no final desta semana, na Argentina. Segundo o analista sênior da T&F Consultoria, Luiz Carlos Pacheco, o clima pode mudar nos próximos dias.

“É o único fator expressivo de alta a curto prazo para a soja. Claro que o clima na América do Sul poderá mudar a direção dos preços a médio prazo, mas, por enquanto, o que pesa é a falta de demanda sobre a soja americana. Os EUA aumentaram a área e o volume produzido, que, agora está sobrando e pressionando as cotações”, comenta.

As exportações de soja do Brasil no acumulado do ano até a quarta semana de novembro somaram 78,5 milhões de toneladas, aumento de pouco mais de 10 milhões de toneladas na comparação com o volume exportado em todo o ano de 2017.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems