Soja segue em queda no Brasil

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a quarta-feira (11.12) com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas para exportação caindo 0,13% para a média de R$88,91/saca. No interior o preço médio registrou queda ainda pior, de 0,37%, para R$ 83,71/saca.

O mercado brasileiro de soja recuou pressionado pelas baixas de aproximadamente 1% na CBOT (Bolsa de Chicago) e da nova queda do Dólar norte-americano frente ao Real. Analistas de mercado relatam, porém, que os produtores brasileiros já comercializaram grande parte da safra nova (cerca de 40%).

CLIMA

De acordo com os mapas climáticos analisados pela ARC Mercosul, uma massa de ar quente de alta pressão estaciona sobre o centro da Bahia e norte de Minas Gerais, impedindo a chegada e formação de chuvas por grande parte do MATOPIBA e norte de Goiás, nestes próximos dinco dias: “No mesmo período, índices pluviométricos entre 15-50mm devem regar todo o oeste do Tocantins, todo o estado do Pará, Rondônia, noroeste do Mato Grosso, todo o estado do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sul de Minas Gerais, São Paulo e Paraná”.

“Além do mais, o sul do Rio Grande do Sul e o nordeste da Argentina voltam a receber precipitações significantes no mesmo período, reestabelecendo os níveis de umidade do solo para patamares adequados e reduzindo o estresse hídrico na Argentina. Vale notar que o centro e sul argentino continuam sob um padrão de seca e temperaturas quentes nestes próximos 5-7 dias, pelo menos. As perdas de produtividade devem ser elevadas na região”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Pixabay