S&P Global Platts lançará uma margem diária de moagem de soja no Brasil

Embora avaliações de preços para produtos à base de soja já existam na região, o lançamento reunirá avaliações da Platts sobre a soja, o óleo de soja e o farelo de soja em um esforço para trazer ainda mais transparência aos mercados globais de sementes oleaginosas, óleo vegetal e ração animal.

Embora o Brasil tenha uma das maiores capacidades de moagem de soja do mundo, é o segundo maior exportador global de farelo de soja e um importante participante do mercado de óleo de soja.

O farelo de soja é utilizado na alimentação animal, sendo a principal matéria-prima para o componente proteico das rações, enquanto o óleo de soja é um dos óleos de cozinha mais consumidos, além de também ser usado para os mercados de alimentos e ingredientes, e de industriais e energia.

Já o uso do biodiesel no Brasil está aumentando sua importância, à medida que o mandato do Biodiesel cresce e deve chegar a 20% de mistura no diesel ainda nesta década, aumentando fortemente a demanda doméstica.

A soja é processada principalmente em dois produtos – farelo de soja e óleo de soja – por meio de um processo denominado “moagem”, ou crushing, em inglês. O crush spread é a diferença entre o valor combinado da farinha e do óleo, e o valor da soja original. A margem ajuda os processadores a determinar a lucratividade.

A Platts publicará uma margem de moagem de soja no Brasil com base no FOB Paranaguá, com um rendimento de farelo de soja de 78% e um rendimento de óleo de soja de 19,5%, em linha com a associação industrial ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetais).

Fonte: Edelman