Startups têm até dia 15 de setembro para participar do 1º programa de inovação aberta da Atvos

As inscrições para fazer parte do Inov@tvos, inédito programa de inovação aberta da Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, seguem abertas até o próximo dia 15 de setembro no site da companhia. Voltada para promover a inovação e o empreendedorismo, a iniciativa visa estimular que startups e empresas interessadas em atuar no setor sucroenergético desenvolvam alternativas específicas para a cadeia produtiva de biocombustíveis.

“O Inov@tvos está em linha com o novo momento pelo qual a Atvos tem vivenciado desde o início da safra 2023/2024, com um intenso processo de transformação em todas as áreas da empresa. Buscamos atuação em novos mercados de tecnologia e hubs de inovação para trazer soluções criativas e inovadoras, sempre com foco em mitigação de riscos e custos, e no aumento da eficiência operacional. Por isso, estamos trazendo pessoas e empresas para inovarem conosco na Atvos”, afirma Alexandre Maganhato, Chief Technology Officer (CTO) da Atvos.

Na primeira etapa do programa, que tem o apoio da consultoria especializada Treesales, uma das áreas contempladas foca no Mapeamento detalhado de micrologística no campo. É esperado que sejam desenvolvidos projetos que facilitem toda a roteirização e a tomada de decisões nas operações agrícolas, considerando as frentes de colheita e a logística da cana-de-açúcar do campo até as usinas, além de toda a estrutura que compõe a operação e a frota de apoio.

Já para a área de Acionamento Inteligente dos Serviços de Apoio, a expectativa é receber projetos que contemplem um sistema que otimize a recepção e alocação de solicitações de serviços por parte das frentes operacionais do campo e manutenção automotiva, e também iniciativas que integrem as informações dos sistemas corporativos, aprimorando o despacho da frota de apoio realizado 100% em tempo real.

A previsão é que parte dos R$ 3 bilhões de investimentos anunciados pela companhia para os próximos 3 anos seja repassada aos projetos do Inov@tvos. “As soluções selecionadas com mais alinhamento técnico aos temas e desafios do Inov@tvos, considerando a fase de maturidade das iniciativas inscritas, business cases, tecnologia embarcada e disponibilidade para a execução de pilotos e provas de conceito, vão receber os aportes”, esclarece Maganhato.

“Na etapa de inovação aberta, prevista para começar em até 90 dias, os projetos escolhidos passarão por speed datings com o objetivo de compreender as necessidades e condições para a execução dos pilotos na operação da companhia, no interior paulista”, garante o executivo.

Fonte: Gabriela Conde