Supercopas encerram competições do Cavalo Crioulo na 46ª Expointer

Após as fortes emoções do Freio de Ouro e da Morfologia Expointer, a arena do Cavalo Crioulo foi palco para outras duas disputas: a segunda Supercopa do Proprietário e a Supercopa de Paleteadas. As provas finais das duas competições da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) ocorreram na tarde de sábado, 2 de setembro, com grande público que compareceu à 46ª Expointer, lotando as arquibancadas.

Na Supercopa do Proprietário, os conjuntos passaram por etapas que se assemelham às do Freio de Ouro, levando à prova as habilidades de ginetes e cavalos. O trio de jurados responsáveis por avaliar os conjuntos na Supercopa do Proprietário foi formado por Eduardo Móglia Suñe, Mário dos Santos Suñe e Telmo de Oliveira Peixoto.

Na Força A, André Favero liderou a disputa. Ele montou os dois animais que ficaram na primeira e na segunda colocação: foi com Harmonia Bailanta que o ginete fez a média final de 12,046 pontos, ficando na primeira colocação, enquanto Data Venia Faceira ficou na segunda colocação. Fávero também foi escolhido o Ginete Destaque da sua categoria. Já na Força B, o conjunto formado por Valentina Filgueiras Converso Jardim e Altar do Kavaju Porã consagrou-se campeão alcançando a média final de de 11,904 pontos. Ela também foi agraciada com o prêmio Ginete Destaque

Já na Supercopa de Paleteadas, na fase final da disputa, os jurados Cleir Brandolt Fagundes e Santiago Schiavo avaliaram os movimentos de condução e recondução do novilho da Força A, enquanto na Força B somente o desempenho dos conjuntos na condução foi julgado. Cada dupla teve ao todo duas voltas em pista, ou quatro novilhos, para realizar o movimento alternando a posição em relação ao gado. Luiz Alberto Martins Bastos, com Cartilha 3725 da Tradição e Carlos Loureiro de Souza, com Pioneira 3777 da Tradição, ganharam a disputa acirrada na Força A por apenas 1 ponto de diferença da dupla que ficou na segunda colocação, marcando 75,50 pontos ao final da disputa. E na Força B, a dupla composta por Luiz Henrique Ferreira Telles montando Encrenqueiro de São Pedro e Onildo Gonçalves Nunes com Fundamento de São Pedro, garantiram a melhor média na condução dos novilhos, totalizando 78,13 pontos.

Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprensa