Sustentabilidade ganha força na engenharia e construtora busca startups para desafio de Canteiro Verde

In the hands of trees growing seedlings. Bokeh green Background Female hand holding tree on nature field grass Forest conservation concept

Startups interessadas podem se cadastrar no site do programa até o dia 25 de setembro. Novo ciclo oferece sete desafios e uma opção com tema aberto

O Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora Andrade Gutierrez, lançou seu 5º ciclo. Ao todo, serão sete desafios voltados a startups, nacionais e internacionais, nos temas: 5G – Conectividade no canteiro de obras, Canteiro Verde, RH 4.0, Produtividade de Equipamentos, Treinamento e Comunicação, Gestão de Escopo e Cadeia de Suprimentos e Estoque. Há ainda uma opção de inscrição aberta àquelas empresas que acreditam terem fit com a AG em outros setores de atuação.

Um dos destaques é o desafio Canteiro Verde, voltado para sustentabilidade. A busca é por soluções que tenham impacto positivo na qualidade de vida dos colaboradores, além de abranger soluções de uso sustentável de energia, resíduos e materiais, soluções que reduzam o impacto ao meio ambiente em obras de infraestrutura, materiais sustentáveis e viáveis para aplicação em obras. Trata-se de um desafio muito importante para o desenvolvimento da Engenharia 4.0, que busca inovar e tornar o setor mais sustentável.

“Temos orgulho em dizer que o Vetor AG é o 1° programa de inovação aberta do setor de Engenharia e Construção no Brasil. Desde então, conseguimos adaptar para a nossa realidade diversas soluções do mercado que estão acelerando a Engenharia 4.0 e tornando o setor mais inovador”, explica André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG.

A primeira etapa do ciclo é a inscrição de soluções alinhadas aos desafios, aberta até o dia 25 de setembro, no site do Vetor AG. Depois, serão selecionadas as empresas que passarão pelo Pitch Day, quando cada uma delas apresentará sua solução para os profissionais da Andrade Gutierrez avaliarem. Por fim, na última etapa, até 8 empresas irão testar suas soluções nas obras da AG durante um período de seis meses.

Desde sua primeira edição em 2018, o Vetor AG se conectou com mais de 1500 startups e 29 delas tiveram seus projetos pilotos aplicados em obras da Andrade Gutierrez. É o caso da PWTech, participante do 4º ciclo. A startup fornece um equipamento modular capaz de potabilizar até 5 mil litros de água por dia. A solução foi implementada em uma obra da AG, tornando a água local própria para o consumo dos três mil colaboradores mobilizados no projeto.

A Andrade Gutierrez, idealizadora do Vetor AG, é reconhecida pela excelência operacional, BIM (Building Information Modeling) e inovação. Neste ano, conquistou o 1º lugar setorial em Construção e Engenharia pela terceira vez, sendo o segundo ano consecutivo, no Prêmio Valor Inovação Brasil.

Fonte: Luana Figueiredo