Tecnofam é vista como oportunidade para agricultores familiares desenvolverem habilidades

Com 5 hectares, a propriedade do produtor rural Alceu Cabral, em Jaraguari/MS, possui 4 ha deles dedicados a pastagens, inclusive com cultivares da Embrapa: BRS Tamani e BRS Piatã. Ele e a esposa Zuleide Rodrigues foram um dos expositores dos 30 estandes que comercializaram seus produtos no Pavilhão da Feira da Agricultura Familiar da Tecnofam 2024, de 16 a 18 de abril, no Parque de Exposições de Dourados, em Mato Grosso do Sul. “Impressionante a qualidade do evento, a organização foi fantástica! Me surpreendeu em todos os sentidos. É um grande impulso para o produtor”, disse Cabral.

Juntamente com os outros agricultores familiares da Feira, Cabral e Zuleide receberam o selo da agricultura familiar no último dia do evento das mãos de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); da prefeitura municipal de Dourados; da ANATER, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e da Agraer.

Para Cabral, a Tecnofam que é realizada de dois em dois anos “deveria acontecer todos os anos, porque é uma feira que dá grande oportunidade de conhecimento e de comercialização para os agricultores do estado”, garantiu. Nos estandes da agricultura familiar, foram comercializados produtos alimentícios, como queijos, compotas, doces, e artesanatos.

Quanto a isso, a novidade foi anunciada pelo chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, e por Herbert Florence de Carvalho, da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Anater: está sendo estudada a possibilidade de a Tecnofam ser realizada em outras Regiões do Brasil, sendo a primeira a Região Nordeste, no estado da Bahia.

Fonte: Silvia Zoche Borges