Tecon Vila do Conde começa a receber os primeiros equipamentos do novo ciclo de investimentos

A Santos Brasil começou a receber em julho os primeiros equipamentos adquiridos no novo ciclo de investimentos programados para o Tecon Vila do Conde, o terminal de contêineres da Companhia localizado na cidade de Barcarena (a 96 km de Belém), no Pará.

Chegaram dez conjuntos de caminhões Volkswagen Constellation 25.480 e semirreboques paletrans com capacidade de 65 toneladas, que serão utilizados para transportar contêineres, e duas empilhadeiras de contêineres vazios, com capacidade para empilhar sete contêineres de altura. Os novos caminhões permitem ainda a acoplagem de pranchas rebaixadas nos cavalos mecânicos, formando conjuntos especiais para movimentação de cargas de projeto.

A previsão é de que até o final do ano cheguem ainda um guindaste portuário sobre rodas MHC (Mobile Harbour Crane); três reach stackers (empilhadeira retrátil telescópica de longo alcance) de última geração, com capacidade para empilhar seis contêineres de altura; e três empilhadeiras de armazém (uma para 7 toneladas e duas para 4,5 toneladas).

Os equipamentos somam R$ 65 milhões em investimentos e complementam o atual parque do terminal, aumentando sua capacidade e produtividade. Com tecnologia de ponta, os equipamentos, além de agregar maior performance às operações, também são mais eficientes do ponto de vista ambiental, uma vez que consomem menos combustível.

No total, a Santos Brasil vai investir cerca de R$ 120 milhões entre obras de expansão e compra de novos equipamentos, com o objetivo de elevar em quase 40% a capacidade do Tecon Vila do Conde, dos atuais 217 mil TEUs/ano para perto de 300 mil TEUs/ano em 2025.

Para Roberto Teller, diretor de Operações Portuárias da Santos Brasil, o Tecon Vila do Conde está ganhando uma nova dimensão. “Além dos equipamentos já adquiridos e que começam a chegar, fizemos melhorias nos gates, implantamos um novo sistema operacional e concluímos obras civis que expandiram a área do terminal em 20 m², totalizando 108 mil m²”, diz. Segundo ele, ao final deste ciclo de investimentos, o terminal estará preparado para absorver com qualidade o crescimento do transporte de cargas conteinerizadas na região Norte do país e, também, o de cargas de projeto.

O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga de projetos, com enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e também muito próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

Fonte: Adriana Martins Cruz