Tera Ambiental promove ações

Ações sobre a valorização e transformação de resíduos em fábricas do grupo Natura &Co

Resíduos gerados nas fabricas de Cajamar e Interlagos, do grupo Natura &Co, são transformados em fertilizante orgânico e foi distribuído em ação para colaboradores das unidades

Tera Ambiental está promovendo ações em unidades de fabricas do grupo Natura &Co – grupo que reúne as Natura, Avon, The Body Shop e Aesop – para divulgar o processo de valorização dos resíduos gerados em duas de suas operações localizadas no Estado de São Paulo. As iniciativas têm o objetivo de conscientizar os colaboradores da companhia sobre a importância da valorização e transformação dos resíduos.

Na terça-feira, 24 de maio, a ação aconteceu na unidade de Cajamar, região metropolitana de São Paulo. “Foram distribuídas 700 amostras de fertilizantes orgânicos compostos produzidos a partir da reciclagem de efluentes industriais, lodo gerado na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), resíduo de podas e restos de alimentos dos refeitórios da empresa”, explica Lívia Baldo, gerente da Tera Ambiental. Segundo ela, a intenção foi promover a ação de conscientização aos colaboradores, mostrando que os resíduos gerados pela empresa podem ser transformados em produtos de qualidade, beneficiando o meio ambiente e reforçando o compromisso de menor impacto em sua atuação.

Lívia destaca que, no processo, os efluentes depois de tratados são devolvidos à natureza, diminuindo significativamente o impacto ambiental e contribuindo para a renovação do ciclo d’água. Além disso, o lodo gerado no tratamento é transformado, por meio da compostagem termofílica, em insumos que ajudam a fomentar a agricultura e contribuem para a manutenção de áreas verdes.

A próxima ação do grupo está prevista para o dia 3 de junho, na fábrica do grupo em Interlagos, na capital paulista. Com dinâmica semelhante à iniciativa anterior, o mote principal também será a orientação dos colaboradores sobre a valorização dos resíduos.

“O processo de reciclagem dos efluentes e resíduos sólidos orgânicos gerados pela empresa promove diversos ganhos ambientais e sociais, exemplo perfeito de economia circular”, finaliza Lívia.

Fonte: Oficina de Comunicação