Tratamento de sementes de amendoim e tecnologias para cana e citros movimentam a Coopercitrus Expo

Dona de um portfólio de ponta para diferentes culturas, a Sipcam Nichino destaca lançamentos e tecnologias inovadoras na edição 2023 da Coopercitrus Expo, evento que se realiza no período de 24 a 28. Um dos destaques do encontro será o lançamento do fungicida para tratamento de sementes Tiofanil® FS. A nova solução visa a proteção da leguminosa ante as doenças podridão-dos-grãos-armazenados (Aspergillus flavus), fungo-de-armazenamento (Penicillium spp.) e mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum).

Segundo o engenheiro agrônomo Marcelo Palazim, da área de desenvolvimento de mercado, o fungicida sistêmico e de contato, com amplo espectro de ação, é formulado à base de tiofanato metílico e clorotalonil. “Trata-se de ferramenta estratégica para evitar a contaminação do amendoim por fungos com potencial para transferir prejuízos relevantes ao produtor.”

Para a cana-de-açúcar, ele acrescenta, a Sipcam Nichino destacará o herbicida Sirtaki® 360 CS. Esta solução graminicida tem por ingrediente ativo o composto clomazone, seletivo, sistêmico, pré-emergente e, segundo Palazim, “abre no país uma nova era para a ‘formulação micro encapsulada’ (CS)”. “O herbicida é inserido em cápsulas menores do que as tradicionais, o que permite aplicação até mesmo na palha da cana. Com isso, há redução de perdas e o controle de invasoras é altamente eficaz”, complementa ele.

“Esse herbicida de longo residual pode ser aplicado na cana-de-açúcar em pré-emergência para plantas de difícil controle, em cana planta e cana soca”, continua Palazim.

Em relação à cultura dos citros, a Sipcam Nichino leva à Coopercitrus Expo resultados recentes associados ao acaricida Fujimite® 50 SC. “Entrega resultados relevantes, consistentes e com relação custo-benefício competitiva no controle dos chamados ácaros desfolhadores”, finaliza Marcelo Palazim.

Conforme a Sipcam Nichino, esse acaricida foi classificado pela EPA, a agência ambiental americana, entre as ferramentas de baixo impacto para polinizadores, além de contar com o certificado LMRP (Limite Máximo de Resíduo Permitido) nos países importadores do suco de laranja.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos. De acordo com a direção da companhia, mais de 20 produtos da marca serão introduzidos no mercado brasileiro até 2025.

Fonte: Fernanda Campos