Trigo da Rússia passa por problemas

A safra de trigo da Rússia está passando por diversos problemas, tendo as suas estimativas de produção sendo reduzidas a cada semana pelas consultorias do país. Foi isso que informou o especialista Luiz Fernando Pacheco, que é um analista da T&F Consultoria Agroeconômica.

“O sizov.report, uma importante consultoria agrícola que cobre Rússia, Ucrânia e Casaquistão atualizou na última sexta-feira sua estimativa de produção de trigo da Rússia para a safra 2019/20, de 83,4 MT para 82,6MT. A safra de trigo de inverno foi reduzida de 62,0MT para 60,9MT e a de trigo de primavera foi aumentada de 21,4 para 21,7 MT”, indicou o especialista.

Além disso, ele diz também que a “previsão de trigo de inverno permanece em 15,5Mha, mas o rendimento caiu de 4,0 mil kg/hectare para 3,93 mil kg/hectare devido à falta de chuvas em várias regiões do país durante o mês de maio. Parte do Departamento do Volga permanece muito seca assim como várias regiões do Sul do país, maior produtora de grãos. A área de trigo de primavera foi atualizada de 11,9 Mha para 12,2 Mha numa aceleração do plantio, mas, a média do rendimento caiu de 1,8 mil tons/hectare para 1,78 mil tons/hectare devido ao atual clima no Volga”, afirmou ele.

“As próximas duas semanas e potencialmente junho inteiro deverá ser significativamente mais seco do que o normal, podendo causar mais danos às safras. Veja abaixo o mapa das precipitações atualizado no dia 31 de maio, sexta-feira passada. Essa é uma análise inicial. O que acontece é o seguinte: a previsão de produção de trigo do Ministério da Agricultura da Rússia está por volta de 80 MT, a do USDA em 84,99MT e a maioria dos analistas privados entre 82-83 MT”, finaliza.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems