Um novo desafio na Ásia

Marcos Jank é o novo líder do grupo Asia Brazil Agro Alliance (Aliança Agro Ásia-Brasil), uma nova organização que reúne três entidades centrais do agronegócio exportador brasileiro:

 a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), que reúne os exportadores de carne bovina;

 a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa o setor de aves e suínos;

 a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), principal entidade representativa do setor de açúcar e etanol.

 

O projeto é uma parceria dessas três entidades com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério das Relações Exteriores.

 

O objetivo da Agro Alliance é aprimorar o perfil e a representatividade do agronegócio brasileiro nos países asiáticos. Esse avanço será viabilizado com a ampliação das relações com governos e stakeholders da região, principalmente associações empresariais, organizações não-governamentais, veículos de comunicação e entidades acadêmicas, de pesquisa e representativas da opinião pública.

 

Os principais países de atuação serão China, Índia, Japão, Coréia do Sul e o Sudeste Asiático. Com metade da população do planeta e forte crescimento da renda per capita, esses países constituem a região com maior potencial para o desenvolvimento de mercados e investimentos destes setores. O projeto inclui ainda um esforço para expandir o diálogo e a imagem do agro brasileiro.

 

Sobre a ABIEC

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 29 empresas que respondem por 91% das exportações de carne bovina do Brasil. A ABIEC foi constituída com o objetivo de ampliar a presença da carne bovina no mundo, reduzindo as barreiras comerciais e promovendo os produtos brasileiros. O Brasil hoje produz cerca de 10 milhões de toneladas de carne bovina e exporta aproximadamente 20% da produção para mais de 130 países em todas as regiões (2º do mundo), dentro dos mais exigentes padrões de qualidade e sustentabilidade.

 

Sobre a ABPA

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) é a principal entidade de representação da indústria brasileira de proteínas animais à base de aves e suínos. São 140 associados que exportam mais de US$ 10 bilhões por ano, o que posiciona o Brasil como maior exportador do planeta. A entidade lidera iniciativas e gera novos negócios em mercados de interesse dos exportadores brasileiros, divulgando os principais diferenciais brasileiros em aspectos como competitividade, qualidade, sanidade e sustentabilidade, além das marcas institucionais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

 

Sobre a UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) representa os principais produtores de etanol, açúcar e bioeletricidade do país. Juntos, os associados respondem por 60% da cana produzida e processada no Brasil. Na safra 2016/17, o Brasil colheu 657 milhões de toneladas de cana, produzindo 38 milhões de toneladas de açúcar e 28 bilhões de litros de etanol. Esses números fazem do Brasil o maior produtor de cana e exportador de açúcar do mundo, e o segundo maior produtor de etanol do planeta. A entidade promove o avanço contínuo das práticas sustentáveis em toda a indústria canavieira, promovendo as bioenergias baseadas na cana-de-açúcar como alternativas limpas, confiáveis e renováveis aos combustíveis fósseis.

Marcos Jank escreve aos sábados, a cada duas semanas, para o Sucesso no Campo