Universitários conhecem setor de bioenergia em evento do Movimento Agroligadas

Um dia de campo na cidade para conhecer de perto os benefícios e a produção da cana-de-açúcar e toda industrialização sucroalcooleira. Essa foi a proposta do 2º Encontro de Bioenergia de Mato Grosso realizado pelo Movimento Agroligadas – Núcleo Barra do Bugres – MT.

Em parceria com a Barralcool, UISA, Grupo RLS, Florindo Agro e Senai, o encontro reuniu, no dia 12 de setembro, em Barra do Bugres-MT, mais de 300 pessoas entre estudantes, professores universitários e membros da comunidade. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os benefícios, contribuições socioambientais e socioeconômicas da cultura da cana- de-açúcar e a importância do setor sucroalcooleiro que está presente no Oeste do Estado.

Com foco na cana-de-açúcar, técnicos das usinas Barralcool e UISA apresentaram os processos em cinco estações temáticas propostas aos estudantes universitários, como iniciativas que contemplam a cadeia completa da cana de açúcar, desde a produção do etanol e do açúcar, ações de ESG nas áreas ambiental, social e governança e oportunidades profissionais envolvidas.

Amanda Santana Sartori, estudante do 2º semestre do curso de Agronomia, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), foi de Campo Verde para participar do encontro e comentou da importância do tema para sua futura profissão. “A produção de cana-de-açúcar vem crescendo em Mato Grosso e essa oportunidade de saber mais sobre o produto, conhecer os seus processos, fazer comparativos com as culturas de outras cidades, agrega muito conhecimento”.

Professora do curso de Administração da Universidade de Mato Grosso (Unemat), Marinalda dos Santos avaliou o evento como um dia de oportunidade. “É uma ótima iniciativa de apresentar para esses alunos as oportunidades de trabalho, já que estamos no celeiro do agronegócio, que representa um 1/3 do PIB (Produto Interno Bruto), eles podem conhecer o campo de atuação que é extenso neste setor, para os futuros administradores”, pontuou a educadora universitária.

Conexão campo e cidade

Na segunda edição, o Encontro de Bioenergia de MT faz parte do circuito de eventos promovido pelo Movimento das Agroligadas, que tem como missão ligar a cidade ao campo.

Coordenadora do Núcleo Barra do Bugres, Regiane Souza afirmou que o evento atingiu o objetivo de apresentar para os universitários a importância do setor sucroalcooleiro, hoje bioenergético, para o Brasil e o mundo.

“Da cana-de-açúcar não se perde nada, hoje nós temos a energia limpa, o etanol, e além de envolver toda a parte de renda, envolve a questão da sustentabilidade e todos os trabalhos sociais que as usinas parceiras fazem por toda a região. A primeira edição do Encontro teve uma grande aceitação e esta segunda ganhou uma proporção maior, só agradeço todos os parceiros que ajudaram na realização”.

“Os participantes saíram com uma carga de conhecimento extensa sobre como funciona a produção, a industrialização, que foi apresentado de forma clara e real. E é esse objetivo que as Agroligadas buscam em todas as ações promovidas, que as pessoas participem dos eventos, e saiam com uma outra visão do que elas conheciam”, afirmou Geni Schenkel, presidente do Movimento Agroligadas.

O evento teve como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), Sindicato Rural de Barra do Bugres, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), UNEMAT, Unopar e o BIOIND MT – Indústrias de Bionergia de Mato Grosso.

Fonte: Crop AgroComunicação