UPL torna-se parceira de programa de certificação de produtores de uva do Rio Grande do Sul

  • ‘PAS Uva – Local GAP’ é lançado em 12 de maio, em Bento Gonçalves (RS)
  • Durante o evento, empresas e entidades assinam termo de cooperação

A UPL, uma das cinco maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, assina em 12 de maio termo de cooperação como parceira do Programa Alimento Seguro Uva Para Processamento (PAS Uva), desenvolvido no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa certificar a produção regional com o selo Local GAP – regulamento técnico da Global GAP, uma das certificações internacionais mais reconhecidas na área de boas práticas de produção agrícola.

O objetivo do “PAS Uva – Local GAP” é apoiar e orientar os produtores da cadeia vitivinícola para avanço dos programas de boas práticas já existentes, como forma de possibilitar a futura obtenção de certificados reconhecidos internacionalmente. Rastreabilidade vegetal, adequações nas propriedades, redução do risco de contaminação dos produtos, diminuição do impacto ambiental e o monitoramento das condições de trabalho, são algum dos requisitos do programa. É importante destacar que todos esses requisitos, estão alinhados com as demandas dos mercados mais exigentes e da sociedade em geral.

Rogério Melo, gerente de carbono e food value chain da UPL Brasil, comenta: “O Rio Grande do Sul tem cerca de 15 mil produtores de uva. Contribuir para que eles sejam cada vez mais eficientes sob o ponto de vista econômico e socioambiental, é compromisso da UPL, que tem como propósito reimaginar a sustentabilidade na agricultura”.

O programa “PAS Uva – Local GAP” também envolve o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS). O lançamento acontece no Salão da Comunidade de São Valentim, em Bento Gonçalves (RS), a partir das 9h30.

Rogério Melo complementa: “A expectativa do PAS Uva – Local GAP é apoiar aproximadamente 400 produtores da Serra Gaúcha até setembro de 2023, por meio da realização de 20 dias de campo e de visitas individuais. A maioria dos produtores da região já possui alguma qualificação em boas práticas agrícolas e agora receberão uma consultoria especial para atenderem às normas de padrão internacional “Local GAP”. Esperamos que até o fim deste ano a maioria desse grupo seja certificada, beneficiando toda a cadeia da uva do Rio Grande do Sul”.

Fonte:  Viviane Passerini – Texto Comunicação Corporativa