Vetoquinol inicia série de eventos pelo Brasil para conscientizar pecuarista sobre o controle da mosca-dos-chifres

A Vetoquinol Saúde Animal, uma das dez maiores indústrias veterinárias do mundo, prepara intensa campanha de conscientização sobre a importância do controle da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) na bovinocultura brasileira, contribuindo para a redução de prejuízos econômicos por conta do estresse gerado pela picada dos insetos. O Jornada Fiprotag® 210 está programado para acontecer entre setembro e outubro deste ano, em mais de 60 eventos técnicos em todas as regiões do país. Os grupos que divulgarão a importância do controle das infestações da mosca serão compostos por médicos-veterinários e profissionais do time Vetoquinol.

“Estamos projetando atingir cerca de 2 milhões de cabeças de gado, de aproximadamente 1.500 pecuaristas. Nosso objetivo é divulgar, de forma massiva, como o combate ao Haematobia irritans beneficia o ganho de peso do gado, o aumento da produtividade e o bem-estar animal”, destaca Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

O pico de infestação da mosca-dos-chifres chega com o aumento das temperaturas, após o longo período de frio. O retorno do clima quente e das chuvas representam, juntos, o cenário propício para a multiplicação desses insetos, que causam cerca de R$ 3 bilhões de prejuízos por ano, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “O Haematobia irritans pode picar os bovinos até 40 vezes em apenas um dia. Um animal com apenas 10 moscas pode sofrer cerca de 400 picadas. Esse estresse reduz muito a produtividade”, conclui Oliveira.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizou testes a campo e comprovou que o brinco Fiprotag® 210 é eficaz por até 210 dias, além disso, ele zera as infestações após somente 30 minutos. Outro destaque é o expressivo incremento na produtividade. Na comparação entre bovinos de corte que não estavam com o brinco com os animais protegidos com Fiprotag® 210, a diferença no peso é de 15,8 quilos adicionais produzidos depois de 210 dias.

“O potencial de Fiprotag® 210 para contribuir com a pecuária brasileira é enorme. Por isso, realizamos o Jornada Fiprotag® 210. Fipronil e diazinon são princípios ativos excelentes contra a mosca-dos-chifres e devem ser a carta na manga do produtor”, finaliza o gerente. Os eventos do Jornada Fiprotag® 210 contarão com conteúdo técnico de especialistas da Vetoquinol sobre a praga e as formas eficazes de proteção do gado.

Fonte: Irvin Dias