Wealth Report 2022: América do Norte mantém o primeiro lugar para população de ‘Alta Riqueza Líquida’ e riqueza

Europa ultrapassa Ásia-Pacífico e ocupa o segundo lugar na taxa de crescimento, impulsionada por uma economia em recuperação na Europa e um crescimento mais lento na Ásia-Pacífico; 70% dos HNWIs em todo o mundo investiram em ativos e moedas digitais

O World Wealth Report (WWR) da Capgemini, publicado hoje, revela que a população global de ‘Alta Riqueza Líquida Individual’ (High Net Worth Individual, HNWI) cresceu 7,8% e sua riqueza cresceu 8% em 2021 devido à recuperação das economias impulsionadas pelo mercado de ações. A América do Norte continuou sua trajetória de evolução, apresentando o maior aumento na população e riqueza HNWI, com 13,2% e 13,8%, respectivamente. Do ponto de vista geral da taxa de crescimento, a fraca expansão do HNWI de 2021 da região APAC em população (4,2%) e riqueza (5,4%), área que dominou o crescimento HNWI na última década, colocou-os em terceiro lugar. O World Wealth Report 2022, analisou os movimentos globais de riqueza no ano passado, explorando tendências e influências na população HWNI.

Em 2021, as quatro primeiras posições na população HNWI por mercado foram mantidas pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha e China, respectivamente, compreendendo 63,6% da população HNWI global, um aumento de 0,7% em relação a 2020. Ultra-HNWIs ($30m>) liderou o crescimento global da riqueza e da população, nas taxas de 9,6% e 8,1%. Enquanto os ‘Próximos a serem milionários’ (Millionaires Next Door) ($1-5m), a população (7,7%) e a riqueza (7,8%) cresceram mais lentamente, comprovando uma aceleração nas taxas de crescimento populacional e de riqueza. Por outro lado, a população e a riqueza dos ‘Milionários de médio porte’ (Mid-Tier Millionaire) ($5-30m) aumentaram para 8,5% e 8,4%. O relatório também reforça que a lacuna de crescimento entre as faixas de riqueza está diminuindo, indicando um campo de atuação mais nivelado, devido ao melhor acesso à informação para investidores e à democratização das classes de ativos.

Para capturar segmentos de clientes emergentes, as empresas devem repensar suas estratégias de engajamento

A demografia dos HNWIs continuou a evoluir, com cada vez mais mulheres, indivíduos LGBTQ+, millennials e geração Z buscando serviços de gestão de patrimônio. Cada um desses segmentos de clientes emergentes tem seus próprios valores, preferências e requisitos que muitas empresas de gestão de patrimônio não estão preparadas para atender, resultando em uma migração do grupo para concorrentes mais adaptáveis ou escritórios familiares menores. Por exemplo:

  • As mulheres em todas as faixas de riqueza devem herdar 70% da riqueza global nas próximas duas gerações. Elas buscam empresas que não apenas forneçam transparência de taxas e segurança de dados, mas também conhecimento sobre como aumentar essa riqueza.
  • Da mesma forma, 39% dos HNWIs dos millennials mudaram de fornecedor no ano passado devido à falta de transparência. Eles frequentemente procuram novos gestores de patrimônio, pois exigem maior interação digital, educação e conveniência.
  • O boom tecnológico e o aumento de unicórnios financiados por VC (Venture Capital) tem criado um grupo único de HNWIs de riqueza em tecnologia, e esse segmento considerável de massa afluente oferece um enorme potencial para empresas de gestão de patrimônio, no entanto, apenas 27% das companhias dizem que buscam ativamente essas prospecções.

A nova onda de HNWIs possui necessidades de clientes únicas que exigem gestores de riqueza para ajustar suas estratégias de negócios. Para desbloquear esse segmento de clientes amplamente inexplorado, as empresas de gestão de riqueza devem se concentrar em fornecer maior praticidade, experiências personalizadas e construir confiança por meio de abordagens como colaboração ecossistêmica, soluções digitais abrangentes e maior diversidade na contratação de novos talentos.

As empresas de gestão de patrimônio devem adotar recursos orientados por dados

O setor de gestão de patrimônio está passando por uma diversificação de opções de investimento, desde o Investimento Sustentável (Sustainable Investing, SI) até a crescente prevalência de ativos digitais. À medida que o imperativo ESG continua a crescer, as empresas de gestão de patrimônio devem se esforçar para tornar o apoio educacional e a ampla seleção de produtos para HNWIs, pilares fundamentais de suas estratégias. O relatório identificou que, globalmente, 55% dos HNWIs afirmaram que investir em causas com impacto ESG positivo é fundamental, com 64% dos HNWIs solicitando pontuações ESG para aprender sobre o impacto social de um fundo. No entanto, 40% dos gerentes de patrimônio acham difícil mostrar um impacto ESG.

“O influxo de novas vias de investimento, como os sustentáveis e ativos digitais, está tendo um impacto crucial no setor de gestão de patrimônio. As empresas desse segmento devem priorizar o fornecimento de educação oportuna sobre essa tendência para reter seus clientes”, afirma Nilesh Vaidya, Head de Indústria Global, Banco de Varejo e Gerenciamento de Patrimônio, da Unidade de Negócios Estratégicos de Serviços Financeiros da Capgemini. “Além disso, à medida que inauguramos a nova era dos ativos digitais, as empresas devem alavancar parcerias com ecossistemas para priorizar um portfólio digital diversificado de ofertas para os clientes.”

Criar funções de Chief Customer Officer para oferecer uma experiência superior

Um número crescente de empresas de gestão de patrimônio vem estabelecendo uma nova função de Chief Customer Officer (CCO), com o objetivo de nutrir a intimidade com o cliente e colocá-los no centro do processo de gestão de patrimônio. A função se concentra na orquestração de dados e benefícios digitais em toda a organização para atender às demandas complexas e em evolução dos clientes, além de gerar fidelidade.

O relatório conclui que, ao priorizar a automação e os insights orientados por dados, os gerentes de patrimônio podem fornecer experiências hiperpersonalizadas para atender às expectativas dos consumidores da nova era. Ele cita que os CCOs desempenharão um papel integral na construção de um ecossistema de clientes inclusivo, ao mesmo tempo em que aprimoram seus recursos de consultoria por meio de análises de dados acionáveis. Ao fazer isso, as empresas podem trabalhar para adotar uma abordagem de atendimento único para todas as necessidades dos clientes, que se adaptam a estilos de vida e preferências exclusivas, impulsionando o crescimento dos negócios.

Metodologia do Relatório

O World Wealth Report 2022 abrange 71 mercados, representando mais de 98% da renda nacional bruta global e 99% da capitalização do mercado de ações mundial. A Global HNW Insights Survey 2022 realizada pela Capgemini consultou 2.973 HNWIs em 24 grandes mercados de riqueza na América do Norte, América Latina, Europa e região da Ásia-Pacífico. Entrevistas e pesquisas com mais de 70 executivos de gerenciamento de patrimônio foram realizadas em 10 mercados, com representação de empresas de gerenciamento de patrimônio puro, bancos universais, corretoras/distribuidoras independentes e escritórios familiares, e executivos de gerenciamento de patrimônio consultados sobre o novo segmento Tech-Wealth, tendências de mercado, o papel do CMO e estratégias futuras. A Wealth Manager Survey 2022 abrange mais de 350 respostas em sete mercados e entrevistou os gestores de patrimônio sobre suas prioridades da estratégia de gestão de patrimônio da empresa e satisfação com o apoio fornecido por sua empresa de gestão de patrimônio.

Fonte: Adelson Júnior