Yara traz soluções nutricionais, tecnológicas, financeiras e sustentáveis para a Expodireto Cotrijal

Companhia também projeta cenário positivo para o mercado de fertilizantes em 2023 com contribuição estratégica do Rio Grande do Sul

A Yara, líder mundial de nutrição de plantas, traz em mais uma edição da Expodireto Cotrijal, que acontece até 10 de março, em Não-Me-Toque (RS), seu portfólio completo de soluções nutricionais e digitais para o aumento da eficiência e produtividade dos cultivos, além de soluções financeiras e novas embalagens de plástico 100% reciclado e reciclável.

“Acreditamos que 2023 seja um ano positivo e de estabilidade para o mercado brasileiro de fertilizantes considerando a melhora na relação de troca quando comparada ao último ano e a necessidade da retomada de adubação aos níveis ideais para o plantio, visto que em 2022 os produtores de várias regiões reduziram as doses de aplicação. A Yara, com respaldo do Complexo de Rio Grande, o maior e mais moderno polo de produção, mistura e expedição de fertilizantes da América Latina, e a nossa extensa rede global de abastecimento, segue pronta para apoiar os produtores rurais brasileiros por meio de um portfólio de produtos premium que agrega soluções nutricionais, tecnológicas, financeiras e sustentáveis que estará em exposição na Expodireto Cotrijal”, comenta João Luiz Benetti, Diretor Comercial da Yara Brasil.

Soluções nutricionais e tecnológicas

No evento, a Yara expõe seus principais programas nutricionais voltados para as principais culturas da região. Dentre eles estão o Programa MaisMays, que traz maior equilíbrio nutricional e eficiência nas etapas do cultivo do milho; o Programa ProTrigo, recomendado em todas as etapas da produção para a produtividade e qualidade do trigo; o Programa NutriPasto, que aumenta a produção do gado de leite e aumenta o ganho de peso do gado de corte e o Programa SuperSoja, que possibilita o aumento da produtividade e da rentabilidade do agricultor, além de importantes ganhos operacionais obtidos através da nutrição equilibrada que os produtos das linhas YaraBasa e YaraVita proporcionam e têm comprovação de aumento de produtividade de até 7,4 sacas.

Visitantes também poderão conhecer o Atfarm, ferramenta de monitoramento de cultivos e aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável, e o Ayra, sistema que gera recomendações nutricionais precisas e personalizadas para cada talhão do agricultor, embasando-se em análises de solo.

Durante todo o evento, o time de especialistas agronômicos Yara estará à disposição para fazer demonstrações, esclarecer dúvidas e orientar sobre a melhor solução para cada cultivo.

Relacionamento com clientes

A companhia também apresenta na Expodireto Cotrijal o Taló um programa de financiamento desenvolvido em parceria com Itaú BBA, estruturador e financiador da solução, e a Farmtech, gestora de recursos e líder em crédito digital rural. O programa tem como objetivo ampliar a oferta de financiamento com taxas de juros competitivas e prazos adequados ao ciclo da cultura do cliente. Em sua primeira fase, a solução financiou mais de R$ 500 milhões para cerca de 150 clientes – revendas, cooperativas e produtores.

De forma complementar, a empresa também celebra no evento o primeiro ano do Boa Colheita Produtores Rurais, programa que permite que produtores que adquirem produtos Yara em qualquer canal de venda – online ou offline –, possam cadastrar suas notas fiscais, acumular pontos na plataforma do marketplace Orbia e trocá-los por soluções agronômicas, como a licença de uso do Atfarm e interações com experts agronômicos, ou objetos pessoais, como celulares, tablets e notebooks.

Durante o período, foram mais de 500 milhões de pontos distribuídos, 6 mil clientes impactados e mais de 40 mil notas fiscais registradas. “O programa apresentou, em um ano, resultados acima das expectativas, o que demonstra que o produtor rural está atento e aberto a novidades que envolvem a digitalização para o consumo de soluções cada vez mais completas para o aumento de produtividade dos cultivos”, declara Chantal Ghannam, Diretora de Marketing Estratégico e Digitalização da Yara Brasil.

Para celebrar o aniversário, a companhia fará a distribuição de vouchers de mil pontos do Programa aos visitantes que passarem pelo estande da marca. A distribuição é limitada.

Compromisso ESG

Por fim, a Yara apresenta de forma inédita na Expodireto Cotrijal seus novos big bags – embalagens que fazem o armazenamento e transporte de insumos agrícolas, como o fertilizante – de plástico reciclado e 100% reciclável. As embalagens garantem a mesma funcionalidade e segurança no manuseio que os bags tradicionais, têm o potencial de reduzir pela metade a emissão de gases de efeito estufa quando comparadas às embalagens anteriores e vão retirar, inicialmente, cerca de 2 mil toneladas de plástico virgem de origem fóssil do campo.

São dois modelos: rPET (PET reciclado), que é fabricado com plástico reciclado e possibilitando 100% da reciclagem do material, e o produzido com rPP (resina pós consumo), com até 50% de material reciclado. Ambos estão disponíveis já em 2023, ano em que a empresa contará com metade de seu portfólio entregue em big bags sustentáveis, com a meta de alcançar 100% no futuro próximo.

“Estamos implementando o primeiro projeto bag-to-bag do mercado, em que os big bags usados no campo serão processados e reciclados para serem big bags de novo. Ao trabalharmos com um material reciclável fomentamos a economia circular de toda a cadeia, com impactos positivos para vários segmentos econômicos, inclusive o de cooperativas e catadores”, afirma Fabiana Vargas, Diretora de Compras Indiretas da Yara Brasil.

Fonte: Ana Mendes