Yaskawa Motoman fez bons contatos durante a Expomafe 2023

A empresa também se surpreendeu com o volume de público especializado

 A Yaskawa Motoman Robótica do Brasil, multinacional japonesa, líder na fabricação de robôs e uma das maiores empresas de automação industrial do mundo, confirma que a Expomafe 2023 (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial), realizada de 09 a 13 de maio, no São Paulo Expo, em São Paulo, recebeu volume considerável de visitantes. “A nossa expectativa em relação à feira nos surpreendeu. Nosso estande ficou sempre lotado por visitantes especializados, não só interessados em conhecer os produtos, mas também com o propósito de fechar negócios futuros. Recebemos também empresas com projetos em andamento, necessitando evoluir em estudos e tratativas para a conclusão deles. Como já aconteceu em feiras do passado, tivemos casos de empresas que vieram na Expomafe para nos conhecer e rapidamente o assunto evoluiu da questão técnica para a comercial”, comemora Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman.

O executivo também destacou o bom momento da indústria no País. “Percebemos na Expomafe 2023 que as pessoas estavam ávidas em participar de eventos presenciais, excelente para a Yaskawa Motoman e demais expositores. É a prova de que nossa indústria voltou a investir, a economia vai voltar a crescer e isso é bom para o Brasil”, reitera Sakuyoshi.

No estande da Expomafe 2023 foram apresentados a nova linha de robô MotoMini, um dos menores e mais leves robôs de seis eixos do mercado, com peso de 7Kg, alta aceleração, suportando transportar até 0,5 kg de carga útil. Possui alcance horizontal de 350 mm e vertical de 495 mm, com repetibilidade de 0,02 mm.

“O novo robô apresenta tempo de aceleração 20% mais rápido em relação aos demais robôs de pequenos portes existentes no mercado. Essa é uma das características responsáveis pelo MotoMini trazer significativo aumento de produtividade e flexibilidade. Suas principais aplicações são para manuseio de materiais leves, manipulação de peças, ordenação e embalagem, entre outros”, ressalta o diretor-presidente da Yaskawa Motoman.

Além do MotoMini, outras linhas de robôs para as mais diversas aplicações também puderam ser apreciadas pelo público especializado, tais como:

Robô Colaborativo HC 30 – Com notável carga útil de 30 kg e alcance máximo de 1.700 mm, oferece excelente repetibilidade. Ideal para tarefas de empacotamento de fim de linha, podendo ser usado na colaboração humano-robô sem qualquer cerca de proteção, graças aos seus sensores de torque integrados.

Desenvolvido para facilitar o acesso de empresas que buscam ingressar na automação robótica. o cobot atende à demanda de setores de diferentes segmentos, como também se destina a aplicações nas indústrias alimentícia e farmacêutica. Possui classe de proteção IP67 e vedações de alta qualidade, graxa de engrenagem de grau alimentício, atendendo aos altos requisitos dessa indústria em especial. O HC 30 possui filosofia de programação fácil com orientação por manual e botões de ensino direto no punho do cobot.

Robô de solda arco AR1440 – O robô AR1440 de seis eixos e capacidade de carga de 12kg oferece desempenho rápido e preciso para aumentar a produtividade em aplicações de soldagem a arco. Com um perfil fino permite a instalação em uma área com alta densidade de robôs, e um braço com perfil contornado facilita o acesso às peças em espaços confinados, evitando possíveis interferências nos dispositivos de solda. O AR1440 possui um punho simétrico, com um alcance generoso de 1.440mm na horizontal e 2.511 na vertical, proporcionando acesso igual à tocha nos dois lados de uma peça. Um furo passante de 50 mm reduz a interferência e o desgaste do cabo, e uma área aprimorada de montagem do alimentador de arame no braço reduz a obstrução do equipamento.

HC10DTP

O robô colaborativo HC10DTP de seis eixos permite a operação com ou próximo a trabalhadores humanos. A orientação manual de precisão facilita a programação fácil para uma implementação rápida do sistema do robô. Dependendo da avaliação de risco, este cobot pode operar em modo colaborativo em velocidades de até 1.000 mm/s sem recursos extras de segurança, economizando espaço e reduzindo custos. Além disso, quando devidamente equipado, este cobot híbrido pode operar em modo não colaborativo a velocidades de até 2.000 mm/s.

SG650

Projetado para operação em alta velocidade, o SCARA de 4 eixos é adequado para aumentar o rendimento do processamento de peças pequenas. Alta repetibilidade  e preciso, o SG650 é ideal para processos de montagem e classificação que exigem tempos de ciclo curtos, bem como sistemas multiprocessos que precisam de capacidade pick-and-place. Um design de modelo compacto minimiza o espaço de montagem e facilita a integração com a automação existente.

GP25 e GP8

Ideal para aplicações de manuseio e embalagem de alto volume. O design de interferência reduzida permite proximidade com outros robôs e equipamentos de processo. Os robôs da série GP oferecem controle aprimorado de aceleração/desaceleração para todas as posições, resultando em produtividade geral aprimorada. O design de braço fino e compacto permite um espaço mínimo de instalação e minimiza a interferência com dispositivos periféricos. A instalação é rápida e eficiente. Um único cabo é tudo o que é necessário para conectar o manipulador ao controlador, resultando em fácil configuração e redução de despesas com manutenção e estoque de peças de reposição. As opções de programação incluem o Teach Pendant padrão leve ou o Smart Pendant touchscreen fácil de usar.

Fonte:  Zulmira Felício