121 municípios de Goiás em alerta para a raiva bovina

Uma lista divulgada pela Agrodefesa mostra a presença da raiva em mais de 120 municípios do estado. A unidade regional Alto Araguaia aponta que dos seus 16 municípios, 6 têm a vacinação da raiva como obrigatória. São eles: Serranópolis, Jataí, Cachoeira Alta, Caçu, Aporé e Aparecida do Rio Doce. São vacinados bovinos, bubalinos, equídeos, asininos, caprinos e ovinos.

A raiva está entre as doenças de alto impacto econômico e controle sanitário. O animal que contrai a doença, primeiro apresenta sinais de tontura e alta salivação. Em estágio avançado a falta de coordenação é generalizada.
A transmissão acontece pelo contato com a saliva do animal infectado ou sangue. O morcego hematófago é o principal transmissor da doença. Ele é capaz de viajar cerca de 12km por noite em busca de alimento. O principal indício do seu ataque é a mordedura, uma ferida no animal que, devido à presença de uma solução anticoagulante na saliva do morcego, não cicatriza, podendo provocar bicheiras.

O produtor rural que suspeitar da presença de morcegos hematófagos em sua propriedade deve entrar em contato com o órgão de defesa sanitária e vegetal que, sem custo algum, tomará as medidas necessárias para o controle. Outra recomendação é evitar o contato com animais infectados ou morcegos, pois há risco de contaminação. Existem mais de 1100 espécies de morcegos, apenas 3 são hematófagos.

A campanha de vacinação da raiva acontece, todos os anos, no mesmo período que a da febre aftosa, duas vezes ao ano, em maio e novembro.

Fonte: Da Redação – Sucesso no Campo
Crédito: SUCA