Gestores do agronegócio apostam em consultoria empresarial para fortalecer negócios

Com crescimento acelerado no mercado, planejamento estruturado auxilia empresas a fomentar novos negócios e ajustarem demandas para sustentabilidade em longo prazo

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a estimativa de faturamento para 2021 é de R$ 1,1 trilhão, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Com este cenário, Roberto Vilela, consultor e mentor empresarial, ressalta que o momento é favorável para o crescimento dos negócios do segmento que apostam em soluções digitais e que o apoio de consultorias, com profissionais qualificados, é um importante aliado. “O mercado está em expansão, se transformando diariamente e demandando cada vez mais expertise dos gestores. É neste sentido que atua a consultoria empresarial, buscando orientar de forma específica o cliente para que conheça e desbrave seu mercado e a necessidade de seu consumidor”, diz o profissional.

Para as veterinárias Lúcia Mundim e Márcia Carneiro, sócias da Fertilife Reprodução Animal,  que aderiram às consultorias neste ano, as novas tecnologias demandam um tempo de resposta muito rápido, o que se torna mais fácil com o suporte de consultores, auxiliando até mesmo na qualidade do serviço prestado. “O diferencial da consultoria empresarial é a nova visão que o profissional pode trazer para o universo do negócio. Com um olhar perceptivo e atento é possível avaliar novas possibilidades que se enquadrem nas necessidades da empresa. Mais do que estabelecer metas e estratégias, na nossa experiência, a consultoria também nos auxiliou na qualificação da equipe interna e externa, na apresentação da marca para o mercado e, principalmente, a evoluir como gestor do próprio negócio”, destacam.

Nesta conjectura, Vilela reforça a importância do planejamento e estruturação empresarial para atender as demandas do mercado. “O agronegócio foi um dos setores que menos sentiu a crise e hoje é um dos que causam maior impacto na economia. Esse movimento, aliado aos avanços tecnológicos, abre espaço para diversas oportunidades no mercado. Para aproveitar o momento de crescimento e destaque do segmento, buscar apoio de profissionais que compreendam essa movimentação é fundamental para que a escalabilidade do negócio aconteça de forma sustentável e segura”, explica.

Rai Eleamen, CEO da Raipec Pecuária, avalia que a consultoria empresarial é um olhar essencial para as oportunidades do mercado que às vezes podem passar despercebidas. “O mundo atual é muito rápido, os clientes mandam mensagem para mais de uma empresa ao mesmo tempo e aquela que conseguir atendê-lo primeiro se destaca. No meio de toda esta velocidade, é impossível estar atento a tudo e é por isso que o suporte da consultoria é crucial. Ela é um diferencial para empresas, porque traz um olhar especializado do mercado, compreendendo as transformações que ocorrem e contribuindo para que o negócio  possa atuar de uma maneira mais estratégica para a construção de uma marca mais forte”, cita.

Fonte: trevo comunicação