ABRALEITE promove o 1º Fórum Nacional do Leite em 12 e 13 de julho, no DF

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE) realizará o 1º Fórum Nacional do Leite e a Feira de Queijos Artesanais, nos dias 12 e 13 de julho, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF).

“O objetivo do Fórum é conectar produtores de leite e genética, técnicos, empresas e entidades do setor para promover o leite como alimento saudável e estreitar as relações institucionais e governamentais, incentivando a produção e a produtividade leiteira com tecnologia e qualidade. O evento também tem o objetivo de colocar em discussão os temas mais importantes ligados ao ecossistema do leite, inclusive abrindo espaço para personalidades e importantes lideranças. A busca por novos conceitos, tecnologias e ferramentas de gestão é uma demanda obrigatória para o avanço do produtor moderno, no atual mercado globalizado e competitivo”, diz Geraldo Borges, presidente da ABRALEITE.

O dirigente também convoca as empresas da cadeia produtiva do leite a reservar espaço para suas marcas “em um evento que vai apresentar novas perspectivas para a cadeia do leite. Fale diretamente com um público seleto e com alto potencial para investir”.

A programação do 1º Fórum Nacional do Leite conta com as presenças do ministro Marcos Montes (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Joaquim Leite (Meio Ambiente), dos ex-ministros Roberto Rodrigues e Alysson Paolinelli – que será homenageado no evento –, além do presidente da Embrapa, Celso Moretti, o presidente do Banco do Brasil Fausto Ribeiro e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Todos participarão do painel de abertura, no dia 12 de julho, às 14h.

No dia 13 de julho – entre 9 e 13h – serão realizados os painéis de Gestão e Mercado, com Marcos Jank (Insper) – Cenário Global, Banco do Brasil – Linhas de financiamentos para produtores de leite, Abiogás – Fontes renováveis de energia, Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA) – Estratégias de comunicação para a cadeia do leite e Administração é a base de sucesso da fazenda de leite (Mateus Balduíno, Rehagro).

A cadeia do leite tem papel relevante na produção e geração de emprego e renda

nos 99% dos municípios brasileiros em que está presente, com aproximadamente

1,2 milhão de propriedades produtoras de leite (IBGE, 2017). O Brasil é o 3º maior produtor mundial e é um dos poucos países com grande potencial de expansão, e poderá se tornar um exportador de lácteos relevante, como já acontece no agro brasileiro com outros produtos.

“Para fortalecer nossa atividade é essencial que o trabalho seja em cadeia, convergente entre os setores primário, secundário e terciário, em busca de um ambiente institucional organizado e maduro”, assinala Geraldo Borges.

A cadeia do leite é uma das mais importantes do Brasil. Os números falam por si:

35 bilhões de litros por ano

3º maior produtor mundial

1,2 milhão de propriedades produtoras

5,5 milhões de empregos diretos na atividade leiteira

Receita da cadeia produtiva superior a R$ 170 bilhões por ano

Fonte: Texto Comunicação