Abril Verde: investimento em capacitação e treinamento é a chave para prevenção de acidentes de trabalho

Data criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) joga luz sobre a prevenção e segurança no ambiente de trabalho. Apenas em 2022, Brasil registrou cerca de 612,9 mil acidentes trabalhistas

Reforçar a conscientização e prevenção a acidentes, e atrair a atenção de gestores e colaboradores para a saúde e segurança no ambiente de trabalho. Esse é o grande objetivo do Abril Verde, data criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para jogar luz sobre o tema e alertar países como o Brasil que, entre 2012 e 2022, registrou cerca de 6,8 milhões de acidentes trabalhistas, sendo 612,9 mil apenas no ano passado. Mas, diante de um cenário como este, o que as empresas podem fazer para minimizar os riscos e prevenir as equipes?

Segundo Wellington Pereira, especialista em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Tópico, empresa líder no segmento de galpões lonados, as companhias precisam fortalecer a cultura em segurança, criando ações e programas de impacto e incentivo para preservar seus colaboradores.

“De modo geral, a segurança no trabalho vai muito além de investimentos financeiros. É preciso dialogar com cada colaborador e sempre expor com clareza os riscos laborais, além de ser necessário criar treinamentos e programas de incentivos para conscientizar sobre os impactos de cada ação tomada dentro do ambiente corporativo. Todos precisam pensar tanto no individual como no coletivo”, explica o especialista.

Há dois anos, a Tópico investiu R$ 2,5 milhões em equipamentos de segurança para os mais de 300 colaboradores em todas as filiais. Assim, máquinas e equipamentos foram adequados seguindo a Norma Reguladora 12, como instalação de dispositivos de segurança em prensas, lonas, serras e máquinas de soldar, treinamentos e EPI’s. O aporte é considerado um recorde entre as empresas do segmento de galpões lonados.

Além disso, a Tópico conta com programas reconhecidos e que geram resultados positivos. Um deles é o OPA (Observar, Pensar e Agir), que é o direito de recusa de tarefa. Há também o ‘Cuidado Ativo’ – no qual o colaborador cuida da segurança dele, do colega e permite que um terceiro o oriente para possíveis situações de riscos no ambiente de trabalho. E não para por aí. O chamado ‘Motorista de Ouro’ reconhece os condutores mais zelosos e sem infrações no trânsito.

“Todas as ações são importantes para a construção da cultura de prevenção a acidentes. Neste Abril Verde, o foco da semana especial voltada a prevenção de acidentes será com ações e treinamentos que reforçam os diversos perigos existentes no ambiente profissional, pois é de extrema importância reforçar os cuidados que os colaboradores devem adotar. Sempre lembrando que, uma atitude sem estratégia e cuidado pode gerar danos para toda a equipe”, reforça o especialista.

Fonte: Michele Carvalho – Conteúdo Empresarial