Acadêmicos apresentam soluções para lavouras em Dia de Campo em Jataí Evento reúne estudantes e empresas em busca de inovação e eficiência no campo

O agronegócio investe cada vez mais em inovação, tecnologia e técnicas de manejo do solo para ampliar a produtividade, melhorando a eficiência e reduzindo perdas com doenças ou pragas.

Um estudo conduzido por pesquisadores da USP estima que a cada R$1 investido em pesquisa, educação superior e transferência de conhecimento (extensão rural), resulta em um acréscimo de R$5 ao PIB agrícola do estado de São Paulo.

Em Jataí, uma iniciativa reúne soluções para o setor desenvolvidas por acadêmicos do curso de Agronomia de uma instituição de ensino da cidade aumentando a eficiência através de técnicas de manejo do solo, controle de doenças com indução de resistência no milho safrinha, dentre outras, que também oferecem outros benefícios como a suplementação para o gado e a supressão de plantas daninhas.

Os trabalhos foram desenvolvidos com o apoio de empresas do setor e serão apresentados durante um dia de campo organizado pela faculdade UNA em Jataí. Segundo a coordenadora do curso de Agronomia da instituição de ensino, Juliana Teodora de Assis, destaca a importância da pesquisa acadêmica no desenvolvimento econômico: “os trabalhos apresentam soluções interessantes para o produtor rural que podem ser aplicadas no campo, melhorando a produtividade, além de reduzir as perdas nas lavouras”.

Dentre os trabalhos, será apresentada a “Rotação das culturas com plantas de inverno como cobertura”, que propõe o manejo do solo com rotação de culturas de inverno como alternativa para aumentar o material orgânico, atuando na recomposição de alguns nutrientes importantes. O empresário e Agrônomo Alessandro Faustino, ressaltou a importância da contribuição acadêmica na busca por novas soluções para o campo: “os estudantes estão antenados às novas tecnologias e conseguem aplicar seus conhecimentos, através da pesquisa científica, para atender às demandas do trabalhador no campo, unindo teoria e prática”.

O Dia de Campo que será realizado no Campo Experimental Assistec, no dia 06 de junho, a partir das 8h da manhã. De acordo com a diretora da faculdade UNA, Daniela Tessele, “a participação de empresas é fundamental no processo de aprendizado e faz parte da metodologia de ensino da instituição, pois permite que os estudantes tenham contato com profissionais que já atuam no setor e aprendam novas técnicas na prática, para que estejam prontos quando ingressarem no mercado”.

SOBRE O EVENTO:

2° Dia de Campo UNA Jataí

Sábado, 06/07, às 8h

Local: Campo Experimental Assistec – estrada velha de Caiapônia (Em frente ao Armazém da Caramuru).

Fonte/crédito: Oficina da Propaganda