Acordo EUA/China segue em progresso

O secretário de Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Sonny Perdue, disse que a China continuou seu progresso na implementação do Acordo Econômico e Comercial da Fase Um entre EUA e China, que entrou em vigor em 14 de fevereiro de 2020. A China tomou várias ações adicionais para cumprir seus compromissos relacionados à agricultura, afirma um comunicado divulgado pelo Escritório de Comunicações do USDA.

Essas ações incluem a assinatura de um protocolo que permite a importação de nectarinas frescas da Califórnia, o levantamento condicional da proibição de importação de carne de bovino e derivados de animais com mais de 30 meses de idade e a atualização de listas de instalações aprovadas para exportação de laticínios, fórmulas para lactentes, frutos do mar e óleo de peixe e farinhas de peixe.

Além disso, o novo processo de exclusão tarifária da China entrou em vigor em 2 de março. Isso significa que os importadores agora podem solicitar exclusões de tarifas retaliatórias. O USDA publicou uma tradução e análise das orientações da China para participar desta última rodada de exclusões.

Em 28 de fevereiro, a China anunciou novas exclusões de produtos de madeira dos EUA, essas exclusões foram emitidas no processo de exclusão anterior. O USDA continuará monitorando de perto a implementação do acordo pela China, anunciou o secretário.

“Essas medidas de implementação são etapas promissoras, mostrando que a China está tomando medidas para cumprir seus compromissos de compra. Sob a liderança do presidente Trump, este acordo produzirá ganhos positivos para toda a economia, especialmente nosso setor agrícola. Esperamos ansiosamente que a China continue cumprindo seus compromissos nos próximos meses”, diz Perdue.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Pixabay