Agribusiness desponta como o único setor em crescimento no País

De 2019 para 2020, houve declínio de 13% no número de empresas instaladas no Brasil. Enquanto os setores de Indústria, Serviços e, especialmente, Comércio continua sofrendo baixas consideráveis, Agribusiness destaca-se como o único segmento em crescimento — da ordem de 6,9% — no mesmo período, com um total de 703.200 empresas instaladas no País. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há mais de 25 anos, com base em dados oficiais. (veja tabela abaixo)

Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, “agribusiness vem tendo resultados positivos ao longo dos últimos anos, ao contrário do que acontece com o restante da economia brasileira e isso se reflete na quantidade de empresas do setor”. O levantamento aponta, ainda, que esse incremento do perfil empresarial no agronegócio deve-se às regiões Sudeste, com alta de 9% e a criação de 52.354 novas empresas no ramo, e à Centro-Oeste, que ampliou em 646 estabelecimentos (+ 3,1%) sua participação nesse mercado. As demais regiões tiveram desempenho negativo.

Esse é apenas um recorte da pesquisa, finalizada em maio último, que leva em consideração todo o cenário de pandemia, destacando que o consumo nacional nos diversos setores econômicos se igualará a índices de 2012, com a maior retração desde 1995. Caso interesse, podemos disponibilizar a íntegra do estudo com dados nacionais e/ou regionais, divididos por setores econômicos e classes sociais, tanto de 2020 quanto de anos anteriores.

COMPARAÇÃO 2020 x 2019 – EMPRESAS TOTAL BRASIL

Número de empresas

2020                  2019             2020-2019           % 2020/2019

Indústria          3334401          3772271      -437.870               -11,6%

Serviços            10621163        1543744      -922.581                -8%

Agribusiness    703200

 

Agribusiness 703200 657547 45.653 6,9%
Comércio 5740963 7496727 -1.755.764 -23,4%
Total 20399727 23470289 -3.070.562 -13,1%

Fonte: MC Com

Vacinação contra a Doença de Gumboro é tema de podcast da sobre avicultura

A Doença de Gumboro é uma das principais causas de problemas imunológicos em aves. Por isso, é responsável por importantes prejuízos para a cadeia da produção de carne de frangos e de ovos. A prevenção a essa grave doença é o tema do 9º episódio do Phibrocast, podcast gratuito, produzido e oferecido pela Phibro Saúde Animal nas plataformas Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Soundcloud.

“Neste episódio, convidamos os ouvintes a conhecer mais sobre a Doença de Gumboro e seus impactos na avicultura. Além disso, abordamos a proteção precoce contra a doença, por meio de uma nova geração de vacinas diferenciadas, representado pela MB-1, lançada recentemente pela Phibro. Essas informações técnicas são essenciais para garantir bons resultados zootecnicos a partir do controle de uma doença imunossupressora muito importante”, afirma Eva Hunka, gerente de negócios biológicos da Phibro.

Eva Hunka explica que o vírus da Doença de Gumboro acomete um importante órgão linfoide primário das aves, a Bursa de Fabricius, e sua infecção compromete a resposta imune mediada pelos linfócitos B e pela produção de anticorpos. Depois de infectadas, as aves tendem a desenvolver algum grau de imunossupressão, provocando disfunção imunológica e abrindo as portas para a ocorrência de diversas doenças.

“A vacina MB-1, que apresentamos no Phibrocast, contém o vírus vivo e atua de maneira diferenciada, com resposta precoce, em até quatro dias antes quando comparada às vacinas de imunocomplexo”, destaca a gerente. “Com essa iniciativa, contribuímos para que o avicultor utilize o período de isolamento social para se aperfeiçoar e consumir informações de qualidade sobre a cadeia de produção”, finaliza.

Fonte: Texto Comunicação

Crise mostra que planejamento estratégico é diferencial na produção animal
Cuidado com os colaboradores e sistema eficiente de supply chain foram essenciais no início da pandemia, destaca Biomin.
 
Manter o abastecimento na cadeia da produção de alimentos de origem animal de forma regular é sempre um desafio. Por isso, ao longo dos anos, as atividades se ajustaram estrategicamente para estar preparadas em diferentes adversidades, sem deixar a qualidade e a eficiência de lado. Segundo Osvaldo Ferreira, Supervisor de Produção da Biomin, o comprometimento e a integração da equipe fazem parte da cultura que a empresa adota há muitos anos. “A relação de confiança que construímos durante essa trajetória foi fundamental para enfrentar esse momento atípico”, enfatiza Ferreira.

Desde o começo da pandemia, a Biomin estava preparada para não interromper a produção, deixando os clientes tranquilos quanto ao abastecimento – processo fundamental para que os alimentos continuem sendo produzidos e cheguem à população com regularidade. “Logo no início, disponibilizamos álcool e máscaras para os funcionários como medida preventiva. Também os nossos colaboradores já faziam cada um a sua parte, como base do procedimento de Boas Práticas de Fabricação, higienizando constantemente as máquinas e objetos de uso comum na fábrica”, destaca o supervisor.

Outra medida implantada foi a criação de um segundo turno em 14 dias, com a contratação e treinamento de novos colaboradores. “Com isso, tivemos a certeza de que o nosso processo produtivo ganharia um ritmo diferente, com todos trabalhando com segurança e sem prejuízos ao fluxo de produção. Outra medida foi a testagem em massa de quem permaneceu na operação e seus familiares, contribuindo para a tranquilidade de todos”, explica Edson Ribeiro, Diretor de Operações e Logística.

Inicialmente, a reação da cadeia produtiva foi se preparar para que não faltasse alimentos. Com isso, a demanda de produtos da Biomin cresceu. “Nossos clientes optaram por ter estoque de segurança. Quando consideramos a cadeia de supply chain, nós temos amplo conhecimento do mercado e trabalhamos sempre com estoque de segurança. Nosso time de especialistas consegue prever com acurácia as vendas dos próximos meses, nos permitindo importar a quantidade suficiente de matérias-primas para atravessar as dificuldades que possam surgir”, destaca o diretor.

“O que fica como aprendizado a longo prazo é ter sempre um plano de contenção em mente. É claro que não pensamos em viver uma situação assim. As empresas precisam estar cada vez mais abertas para mudanças e ágeis para implementar novas formas de entregar os seus produtos com qualidade e segurança. Isso só é possível quando todas as áreas estão integradas e em harmonia”, destaca Edson Ribeiro.

Osvaldo Ferreira ressalta a prioridade à cultura da harmonia entre os profissionais, o que se mostrou fundamental nesse período de desafios. “Nos preocupamos antes com a saúde mental dos nossos colaboradores, para que o trabalho não fosse estressante em meio ao cenário de crise. As conversas diárias, que já eram habituais, se tornaram ainda mais importantes para cuidar do lado humano da operação. A troca de informações, que já estava implementada, teve papel chave para o fortalecimento da equipe e a manutenção da produtividade do negócio”, conclui Osvaldo Ferreira.

Fonte: Texto Comunicação

ABCCC inicia repasse de doações de campanha de combate ao Coronavírus
Foram entregues nesta primeira fase 11 mil máscaras e mil cestas básicas para o município de Esteio

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) realizou na manhã desta quinta-feira, 23 de julho, a entrega da primeira parte das doações arrecadadas pela campanha “Cavalo Crioulo – Juntos Contra o Coronavírus”. Foram repassadas mil cestas básicas para a prefeitura de Esteio (RS) e 11 mil máscaras, sendo dez mil cirúrgicas e mil N95, para o hospital São Camilo, localizado no município.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, afirmou que a ABCCC já uma tradicional parceira da cidade e da Expointer e esse gesto reforça esse vínculo de amizade com uma contribuição em um momento difícil. “A doação das cestas básicas fará com que a gente possa atender de forma qualificada aquelas famílias em situação de maior vulnerabilidade social e que muitas vezes tiveram o seu fluxo de renda interrompido nesse momento. A gente só tem a agradecer a todos os associados e todos aqueles que colaboraram com a ABCCC que tornaram isso possível e que a gente possa através de gestos como esse tornar esse momento que é tão desafiador para todos um pouco mais tranquilo, um pouco mais confortável, um pouco mais seguro”, destacou.

Para o presidente da ABCCC, Francisco Fleck, este foi o resultado de uma campanha abraçada por todos os criadores, entidades e leiloeiras no qual está sendo possível reverter em ajuda para pessoas que precisam. “Essa parceria vai continuar uma vez que a nossa arrecadação vai entrar em três meses e é uma maneira que temos de retribuir esse apoio que temos da Prefeitura na realização das nossas provas no Parque de Esteio. A prefeitura é apoiadora e viu que este protocolo sanitário tão bem bolado pela Santa Casa de Misericórdia, tão bem executado, é muito importante para manter a nossa cadeia produtiva e a segurança de todos ao mesmo tempo”, observou.

Nos próximos meses outras doações devem ser realizadas para a região de Esteio e municípios no entorno. A campanha “Cavalo Crioulo – Juntos Contra o Coronavírus”, foi realizada entre os dias 7 e 12 de julho e contou com campanha de arrecadação de valores para a compra das cestas básicas, encerrando com uma live com atrações culturais e um leilão virtual de coberturas. No total foram arrecadados R$ 315 mil.

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective (2307 ABCC)