Agronegócio no Natal

Por Elmar Luiz Floss

O Natal é uma das datas mais importantes na vida dos cristãos. Celebramos o nascimento de Jesus Cristo e renovamos nossa fé através evangelho. Mas, também é um período de festas, de reunião entre famílias e amigos. Da troca de presentes. Quando olhamos para a mesa natalina, cuidadosamente preparada, e ingerimos esses alimentos, nem sempre compreendemos a importância do agricultor nesse processo todo. O panetone, a cuca, as bolachas e o pão, tem como principal ingrediente a farinha de trigo. A cerveja depende do malte, preparado a partir da cevada. A champagne ou o vinho é produzido a partir da uva. E, sem cacau não tem chocolates. O principal ingrediente da salada de maionese é a batata. Mas, possivelmente também tenha nessa mesa amendoim, castanhas, ervilhas, tomates, alfaces, rúculas, couve-flor, brócolis, dentre outras espécies. E, com certeza, haverá uma cesta farta com frutas, das mais diferentes origens e variedades.

A linda toalha de mesa depende de produtores de linho ou algodão. Para ter os lindos guardanapos, há necessidade da produção de celulose, que depende da produção e corte de árvores. A produção de trigo, cevada, uva, batata, linho, milho, soja, frutas e hortaliças, é feita por produtores rurais. Mas, antes do trabalho de produção pelos agricultores, tem muitos anos de pesquisa no desenvolvimento de melhores cultivares e tecnologias de manejo. Uma lavoura sujeita aos mais diferentes riscos como os climáticos, sanitários e de mercado, pois a lavoura é uma indústria de céu aberto. Muitos trabalhando na fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas, fertilizantes, fungicidas, inseticidas, herbicidas, dentre outros insumos. Outros trabalhando no transporte da produção, dos insumos e dos produtos de origem vegetal e animal já processados. O trabalho antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira, caracteriza o agronegócio.

Certamente nessa mesa de natal estão carnes, como chester, peru, frango, carne suína ou bovina, laticínios, além de derivados do ovo. Para produzir carne suína, peru, chester, frango ou ovos, a base de alimentação é milho e farelo de soja. A produção de carne bovina e de leite, depende da formação de pastagens ou feno e silagem, para sua alimentação. Tudo esse depende de produtores rurais. Também está nessa mesa, toda a evolução da genética animal, desenvolvendo animais mais sadios e com maior conversão alimentar, em menos tempo.

Então, é bom lembrar o trabalho dos agricultores, cuja missão mais importante é a produção de alimentos, em abundância, que merecem mais do que nunca nossa lembrança, nosso reconhecimento e as bênçãos do Senhor Jesus Cristo. Aproveito para externar, aos meus amigos e leitores dessa coluna, meus votos de um Feliz Natal!

Fonte: Jornal O Nacional, Por Elmar Luiz Floss