O desafio do Leite

9 de junho de 2020

Por José Mário Schreiner*

Falar da importância que a atividade de pecuária de leite tem para a nossa vida e para a economia do nosso Estado de Goiás e do nosso País, parece simples. No entanto, poucos sabem realmente da importância que esse produto tem de fato nas nossas vidas.

Do ponto de vista social e econômico o leite representa uma das mais importantes cadeias produtivas de Goiás e do País, gerando mais de 220 mil empregos diretos e indiretos no Estado e mais de 4 milhões no País. São mais de 1,2 milhão de produtores no Brasil, produzindo mais de 33 bilhões de litros de leite por ano. Em Goiás são mais de 72 mil produtores de leite produzindo mais de 2,6 bilhões de litros por ano, nos 246 municípios goianos. São mais de R$ 32 bilhões de reais que movimenta toda a economia do País.

Desde 6 mil anos antes de Cristo, o leite é consumido pela humanidade, sendo considerado um dos alimentos mais saudáveis e completos para o consumo humano. O leite possui além do cálcio, vitaminas (A, B2, B12, D), proteínas, potássio, aminoácidos, açúcar, minerais, fósforo, gorduras, componentes que, de acordo com especialistas, tornam o leite um dos alimentos mais nutritivo e mais completo para a vida humana.

O ser humano é o único mamífero que toma leite durante toda a sua vida, desde os primeiros minutos até os últimos dias de vida. Por isso, a importância de se consumir esse produto nobre para nosso organismo. Em várias regiões do mundo, vê-se campanhas para incentivar o consumo de produtos lácteos, destacando os benefícios do leite para a saúde, dos quais, o mais importante é o fato do leite ser fonte de cálcio – mineral fundamental para boa formação dos ossos.

Nesse sentido, foi criado e tem sido divulgado nas redes sociais o desafio do leite. Uma forma simples e gostosa de se incentivar o consumo de leite. Onde pessoas ligadas ou não ao segmento lácteo, desafiam outras pessoas a tomar um copo de leite, no sentido de mostrar a importância nutritiva desse produto, tão importante para nossas vidas.  Esse desafio teve início simultaneamente em vários estados brasileiros e já extrapolou as fronteiras do nosso país.

Em Goiás, várias personalidades do setor e personalidades políticas aderiram a esse desafio, inclusive o governador do Estado Ronaldo Caiado e a Ministra da Agricultura Tereza Cristina. Mas o mais importante são as milhares de pessoas anônimas que tem aderido a esse gostoso desafio. Esperamos que mais e mais pessoas possam aderir e consumir esse produto, imprescindível para a vida humana. Sinta-se desafiado.

*José Mário Schreiner é Deputado Federal e Presidente do Sistema Faeg