Barômetro da Economia Agrícola dos EUA sobe

Ao mesmo tempo, continua a haver uma tremenda incerteza entre os produtores em relação ao custo futuro

O índice de sentimento do agricultor norte-americano da Purdue University/CME Group Ag Economy Barometer subiu 14 pontos em agosto para uma leitura de 117. Condições, que subiu 9 pontos para 118 e o Índice de Expectativas Futuras, que subiu 16 pontos para 116.

O Ag Economy Barometer é calculado mensalmente a partir das respostas de 400 produtores agrícolas dos EUA a uma pesquisa por telefone. A pesquisa deste mês foi realizada entre 15 e 19 de agosto, depois que o Departamento de Agricultura dos EUA divulgou os relatórios de produção agrícola de agosto e estimativas de oferta e demanda agrícola mundial.

“Os produtores da pesquisa de agosto estavam menos preocupados com a situação financeira de suas fazendas do que em julho, embora continuem preocupados com uma possível redução de custo/preço”, disse James Mintert, principal investigador do barômetro e diretor do Centro de Agricultura Comercial da Universidade de Purdue.

Este mês, mais produtores indicaram que estão esperando um melhor desempenho financeiro para suas fazendas em 2022 e no próximo ano, já que o Índice de Desempenho Financeiro Agrícola melhorou 11 pontos para uma leitura de 99. Os preços do milho e da soja subiram de suas baixas de julho para meados de agosto que, juntamente com as expectativas de bons rendimentos, ajudou a explicar parte da melhora nas expectativas de desempenho financeiro.

Ao mesmo tempo, continua a haver uma tremenda incerteza entre os produtores em relação ao custo futuro dos itens que compram tanto para suas fazendas quanto para uso familiar. Quando perguntados sobre suas maiores preocupações para o próximo ano, mais da metade (53%) dos entrevistados escolheu custos de insumos mais altos, seguidos por taxas de juros crescentes (14%), disponibilidade de insumos (12%) e preços de produção mais baixos (11%).

Fonte: Agrolink