Congresso de Plantas Daninhas com soluções integradas de herbicidas e agricultura digital

  • Finale® segue como destaque no manejo de resistência
  • A marca xarvio®, de agricultura digital, apresenta ferramentas para uma produção mais eficiente

Para prevenir e controlar o aparecimento de plantas daninhas nas lavouras, o produtor deve estar atento às boas práticas de manejo. A fim de contribuir com uma lavoura limpa de plantas indesejadas, a BASF apresentará soluções integradas com herbicidas e ferramentas digitais durante o XXXII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. O evento será realizado em Rio Verde, Goiás, nos dias 25 a 28 de julho.

A BASF tem um amplo portfólio de herbicidas para atender às necessidades de controle de plantas invasoras nos cultivos. Uma dessas soluções é o Heat®, herbicida indicado para controle das principais plantas daninhas e no manejo e prevenção de resistência. O produto contém o ingrediente ativo Saflufenacil, registrado com a marca global Kixor®, uma molécula especialmente desenvolvida para conter infestantes de folhas largas e de difícil controle em soja e outras culturas, além de apresentar rápida dessecação com baixas doses de uso.

Outra opção para o manejo eficiente das lavouras é o herbicida Finale®, à base de glufosinato de amônio, que com seu mecanismo de ação diferenciado promove o controle das plantas infestantes e contribui para o manejo da resistência. Finale® é um herbicida de contato, não-seletivo e que apresenta amplitude no aspecto de controle sobre as plantas daninhas.

“Sabemos que as plantas daninhas são um grande desafio para os agricultores. Prevenir e controlar o aparecimento das invasoras é importante para alcançar bons resultados. O manejo de resistências por meio da rotação de princípios ativos é indispensável para evitar perdas de produtividade dos cultivos”, comenta Sérgio Zambon, gerente Sênior de Desenvolvimento Técnico de Produto de Soluções para Agricultura da BASF.

Soluções integradas com agricultura digital

Imagine aplicar o herbicida somente onde é necessário e sem desperdícios. Isso já é possível com o uso da tecnologia do xarvio® Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF. Entre seus produtos está o xarvio® FIELD MANAGER, plataforma de gestão agronômica baseada em mapas customizados para a lavoura do agricultor, que tem como carro-chefe a solução de mapeamento de plantas daninhas, via drone, para localizar as áreas com maior infestação em cada talhão. No período entressafras, por exemplo, é possível fazer a aplicação de herbicidas pré-plantio com mais precisão, determinante para o plantio limpo da cultura.

Os resultados do uso do xarvio® FIELD MANAGER mostram que é viável produzir com mais eficiência no campo. Nas áreas mapeadas para o controle de plantas daninhas durante a safra 2021/22, por exemplo, a economia de insumos foi em média de 62%, entre herbicida, água, combustível e tempo de uso do maquinário. “As tecnologias embarcadas nas nossas soluções permitem ao agricultor trabalhar com dados precisos para a tomada de decisão no manejo. Juntos, o xarvio® FIELD MANAGER e o aplicativo xarvio® SCOUTING podem identificar mais de 400 espécies de plantas daninhas, determinar a sua cobertura e densidade, facilitando o trabalho no campo“, comenta Ricardo Arruda, gerente técnico do xarvio® Digital Farming Solutions.

“Além disso, nossa solução de Mapeamento Digital de Plantas Daninhas possibilita a aplicação localizada de herbicidas, ou seja, apenas onde existem planta daninhas, tanto em pré quanto em pós-emergência nas lavouras de soja e algodão e, em breve, na cana-de-açúcar”, finaliza o gerente.

Ainda no dia 27 de agosto, Guilherme Dressano, engenheiro agrônomo e especialista em herbicidas e plantas daninhas do xarvio®, estará no painel Agricultura 4.0 nas Plantas Daninhas com a palestra “Tecnologia e inteligência agronômica para o manejo de plantas daninhas“, na qual apresentará resultados relevantes das pesquisas com o Pulverizador Inteligente, solução desenvolvida pela Bosch BASF Smart Farming. O apresentação está marcada para acontecer das 13h às 15h, na Sala 3.

Fonte: Verônica Muccini Longhi